Como funciona a energia solar em dias nublados? - HB Soluções Energéticas

Como funciona a energia solar em dias nublados?

Como funciona a energia solar em dias nublados?

Saiba como a geração de energia fotovoltaica funciona em períodos sem muita radiação solar

O princípio da geração de energia através de painéis fotovoltaicos é a transformação dos raios solares em corrente elétrica. Assim, os fótons (partículas de energia) vindos do sol entram em contato com o silício, material semicondutor do sistema, e produzem a energia elétrica que alimentará todos os equipamentos presentes na residência ou comércio. 

Dessa explicação, surge uma dúvida muito frequente: a energia solar funciona em dias nublados? 

Neste artigo, você irá entender como painéis solares nessas situações.  Confira!

Como o sistema fotovoltaico funciona em dias nublados?

Diferentemente dos sistemas de aquecimento solar, que precisam de calor para funcionar, o “combustível” para o funcionamento dos painéis fotovoltaicos são os raios solares. Assim, mesmo em dias nublados é possível gerar energia para sua casa ou comércio.

No entanto, como se pode imaginar, em dias sem muito radiação solar ou no período noturno, o sistema fotovoltaico não é capaz de produzir corrente elétrica, pois a incidência de raios será menor.

Isso quer dizer que, por si só, os painéis de silício não podem alimentar a rede elétrica quando não há raios solares. Para que você não fique desabastecido durante esses momentos, o sistema precisa ter uma fonte de energia: geralmente um banco de baterias e/ou o fornecimento pelas concessionárias locais. 

Sistemas on grid e off grid

Como dito anteriormente, os sistemas de geração de energia fotovoltaica precisam ter uma reserva para as situações em que não há a presença de raios solares. Então, quando não é possível contar com a energia fotovoltaica, existem duas formas alternativas de energia: as concessionárias de energia e os bancos de bateria. 

Sistema on grid

A opção mais comum é o sistema on grid, ou seja, quando a energia solar está conectada à rede pública. Dessa forma, durante a noite ou períodos muito nublados, sua residência ou comércio não ficarão desabastecidos. 

Há também outro aspecto importante sobre esse tipo de configuração dos sistemas de energia solar: quando sua unidade produz mais energia do que consome, o excedente é enviado de volta para a rede pública e é transformado em créditos de energia, que podem ser utilizados em até 5 anos. Por outro lado, se a unidade não conseguir gerar a energia necessária para o consumo, a rede pública complementará com o restante. 

Sistema off grid

Outra possibilidade para os sistemas de energia solar é a configuração off grid, em que, ao invés de estar conectada à rede pública, a unidade possui um banco de baterias estacionárias. Tais baterias armazenam o excesso de energia que os painéis fotovoltaicos produzem durante o dia, garantindo sua unidade permaneça abastecida mesmo durante a noite. 

Esse arranjo é ideal para lugares remotos ou áreas rurais, já que a unidade não dependerá da rede pública de energia para o abastecimento em períodos muito nublados, chuvosos ou noturnos. 

Como se pode perceber, apesar de não ser produzida energia elétrica à noite nos sistemas fotovoltaicos, as unidades não ficarão sem eletricidade quando os raios solares não estiverem presentes, como é o caso de dias nublados. Conte com a HB Soluções Energéticas para iluminar seus conceitos sobre energia renovável e consumo sustentável!

HB Soluções Energéticas
☎(84) 2142-9566 | (84) 98811-2273

Leia também