A busca por uma solução sustentável para os problemas da crise elétrica e ambiental é um conceito forte há alguns anos.
Afinal, toda nossa sociedade está engajada nessa procura, de certa forma. Tanto que as empresas que utilizam medidas sustentáveis se destacam no mercado e atraem mais consumidores.
No entanto, a finalidade dessa ação não está apenas no Marketing positivo, mas sim em demostrar verdadeiro interesse na preservação do nosso meio ambiente e da vida no planeta.
Assim, é fato que as soluções sustentáveis estão em alta e, cada dia mais, se tornam tendência a medida que vão sendo adotadas pelo público em geral.
E entre essas soluções, podemos destacas a energia solar. Por isso, neste artigo, falaremos sobre o tema, mostrando como a energia solar ajuda e pode ajudar ainda mais com os problemas que estamos enfrentando, como a crise energética.
O que quer dizer solução sustentável
A sustentabilidade são práticas que visam integrar as dimensões econômicas, social e ambiental.
Assim, além dos cuidados com o meio ambiente, esse conceito também é adotado por organizações para melhorar a atuação e sua imagem diante dos consumidores e da comunidade no todo.
Portanto, para fazer parte desse movimento que tem crescido muito nos últimos anos, as companhias precisam apresentar soluções e resultados práticos e significativos que auxiliem o meio ambiente e as pessoas envolvidas.
Algumas das ações já adotadas são:
- Compostagem
- Uso de energia solar
- Reutilização de água
- Climatização e iluminação naturais
- Uso de materiais recicláveis, biodegradáveis e menos poluentes
- Sistemas digitais ou digitalizados
- Tratamento de resíduos industriais
Desse modo, existem uma série de atitudes desenvolvidas por empresas que se preocupam com adotar ou aperfeiçoar a sustentabilidade em seus negócios.
Além disso, os adeptos desse conceito acreditam que as organizações, junto a seus governos, alcançam melhor índice de desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Assim, uma atuação que preza pela preservação do ecossistema é uma forma de pensar e empreender com:
- ética
- transparência
- responsabilidade
- respeito à diversidade
4 Exemplos de solução sustentável que você tem que conhecer
Adotar ao menos um tipo de solução sustentável é indispensável hoje em dia. Isso por conta da escassez cada vez maior dos recursos naturais e por conta da significativa redução das despesas fixas das empresas.
Assim, a sustentabilidade traz diversos benefícios para as residências e para os diferentes negócios, como a diminuição de desperdícios, o maior aproveitamento dos resíduos, a utilização de energias renováveis, o aumento de faturamento através do Marketing Verde, o aumento de receitas mensais e a possibilidade de novos empreendimentos e modelos de gestão a serem adotados.
Desse modo, para que você também consiga aproveitar dessas e de outras vantagens na sua casa ou empresa, vejamos a seguir 4 tipos de solução tecnológica que revolucionam o desenvolvimento sustentável do mundo dos negócios.
Sistemas fotovoltaicos
De forma gradativa, as empresas e residências estão investindo em sistemas fotovoltaicos como um caminho para escapar dos altos gastos com as contas de energia elétrica mensais.
Assim, os benefícios da energia solar são muito maiores e trazem mais retornos do que apenas a redução do valor da fatura de luz.
Desse modo, o investimento em um sistema fotovoltaico proporciona o retorno do valor aplicado rapidamente, em questão de poucos anos.
Além disso, esse tipo de sistema possui garantias de longo prazo. Assim, proporciona maior segurança para quem opta por ele.
Neste sentido, o empreendedor que produz eletricidade por meio da irradiação da luz do sol preserva o meio ambiente e proporciona um ótimo retorno financeiro para o seu próprio caixa. Proporcionando para as pessoas e empresas uma eficaz ferramenta de divulgação conhecida como Marketing Verde.
Além disso, atualmente, os consumidores enxergam com bons olhos as empresas que se preocupam e praticam essas práticas sustentáveis.
No entanto, ainda existem empreendedores que perdem a oportunidade de aproveitar os benefícios da aquisição de sistemas fotovoltaicos, por pensarem que se trata de um projeto complicado.
Mal sabem eles que a instalação desses sistemas é muito mais simples do que se imagina.
Turbinas eólicas de eixo vertical
A energia eólica é o resultado do processo que transforma a força do vento em eletricidade.
Portanto, assim como a energia solar, a eólica também é classificada como energia limpa e renovável. Ou seja, que não produz poluentes.
Assim, se trata de uma solução sustentável. Uma fonte de energia infinita, já que está sempre disponível para uso.
Desse modo, ela é hoje uma ótima alternativa para o não uso dos combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o gás natural e o petróleo.
Afinal, o fluxo de vento é constante, ainda que sofra grandes alterações durante todo o ano. Isso ocorre, pois a radiação do sol aquece de forma irregular a atmosfera, movimentando a massa de ar e possibilitando que os ventos sejam usados na geração de energia elétrica.
E este é o princípio por trás da produção de energia eólica. E o melhor é que ele está disponível para uso em qualquer parte do nosso planeta. Contanto que tenha acesso ao equipamento responsável por transformar o vento em energia elétrica: a turbina eólica, também conhecido como aerogerador.
Esse equipamento se trata de uma conjunto de hélices que são movidas pela força dos ventos. Assim, esse movimento gira um eixo que liga o cubo do motor ao gerador de energia elétrica.
Além disso, uma turbina eólica de eixo vertical é usada especialmente com o intuito de proporcional um comportamento mais adequado em ocasiões de ventos turbulentos.
Assim, elas podem e são implantadas em locais como em topos de edifícios e montanhas.
Outra vantagem dessas turbinas é a baixa emissão de ruídos, quando comparada a uma turbina eólica de eixo horizontal. Fora que o design da turbina eólica de eixo vertical é muito mais atrativo, por isso essa tecnologia está sendo constantemente instalada nos grandes centros urbanos e nas zonas rurais.
MCH
Conhecido como MCH, ou Micro Central Hidrelétrica, se trata de uma usina hidrelétrica movida a “fio d’água. Esta é uma tecnologia que permite gerar energia elétrica a partir de pequenos cursos de água.
Assim, mesmo usando a água, dispensa a construção de reservatórios. Evitando, assim, o alagamento de grandes áreas.
Portanto, o movimento das águas, mesmo pequeno , nove uma turbina que transforma a energia mecânica das águas em energia elétrica durante 24h por dia.
Desse modo, toda energia gerada pode ser usada normalmente, gerando economia mensal na conta de luz.
Essa tecnologia foi adotada para a obra da Usina de Belo Monte e é uma tendência para outros projetos, especialmente aqueles que são feitos em estados como Minas Gerais. Pois essa área reúne um grande potencial hidrelétrico nacional, com cursos de água com desníveis, o que favorece as instalações com boa geração de energia, tornando essa uma opção de solução sustentável.
Biodigestor
O uso de tecnologias desse tipo permite aproveitar os resíduos orgânicos e convertê-los em biogás. Que, por sua vez, podem ser convertidos em energia elétrica por meio de um motor-gerador, com uma ótima relação custo e benefício.
Assim, a energia elétrica gerada pelo biodigestor pode ser consumida, geralmente, em toda propriedade e empresa. Promovendo reduções significativas na conta de luz, o que a classifica como uma boa opção de solução sustentável para diversos negócios.
Além disso, o uso de um biodigestor, permite melhorias na qualidade energética, evitando interrupções de fornecimento de energia por falhas na rede de distribuição.
Outro benefício desse tipo de energia, é a geração do biofertilizante. Este pode ser aplicado em pastagens e lavouras contribuindo para a redução de gastos com a compra de adubos para solos e plantações.
Além de diminuir o impasse ambiental causado pelo resíduo. Assim, o biodigestor também é usado na pecuária e agricultura, entre outras indústrias e propriedades do setor de agronegócio.
Porque investir em solução sustentável
A adoção de uma solução sustentável vai além da escolha de proteger o meio ambiente. Fora isso, elas ainda contribuem para a redução de custos de produção e do valor final das mercadorias.
Desse modo, a empresa que opta por utilizá-las otimiza os gastos e ainda satisfaz os clientes com preços mais acessíveis. Fortalecendo, assim, sua marca no mercado.
Além disso, o meio ambiente sempre é beneficiado, o que hoje, mais do que nunca, isso é de extrema importância. Afinal, os impactos negativos que a economia provoca na natureza são um assunto recorrente, e presente no nosso dia a dia. Bem como, a demanda por soluções que procuram reduzir ou ainda evitar essas consequências.
Assim, pensar no bem-estar do planeta é como cuidar da saúde do corpo, não é preciso que exista alguma vantagem financeira. Pois, à medida que destruímos os ecossistemas, estamos causando prejuízos à vida.
Mas a importância de adotar medidas sustentáveis também estão relacionadas à necessidade de mudanças nas empresas. Não a toa, movimentos importantes acontecem em todo o mundo referentes a forma como as empresas utilizam os princípios de sustentabilidade na prática.
Fora tudo isso, podemos ainda destacar a beleza sustentável. Que nada mais é do que o uso das soluções sustentáveis para melhorar a estética do ambiente de trabalho.
Para isso, são usados painéis solares e telhado verde. Com isso, os espaços sustentáveis costumam ser mais enxutos, apresentando um cenário mais clean. O que gera maior interesse dentro do ambiente corporativo.
As vantagens da solução sustentável para sua empresa
Quando sua empresa pratica a sustentabilidade, ela é beneficiada de diferentes formas, como, por exemplo:
Economia financeira
Apesar de alguns empreendedores ainda associarem a sustentabilidade com soluções consideradas caras, é preciso considerar os resultados que essa pratica traz no longo prazo.
Como, por exemplo, a compra de copos e xícaras de alta durabilidade pode não sair tão barato no curto prazo, contudo, mais adiante os números se invertem.
Assim, investir em soluções sustentáveis te permite modificar a cultura organizacional, estimulando os colaboradores a desperdiçarem menos recursos.
Além disso, é preciso considerar também os benefícios fiscais oferecidos pelo governo para empresas que aplicam práticas sustentáveis.
Com isso, o resultado final é uma economia efetiva e o alcance da sustentabilidade financeira, por fim.
Engajamento dos funcionários
Não temos como negar, a atuação dos colaboradores é uma das principais molas para o impulsionamento de uma empresa.
Nesse sentido, as práticas sustentáveis representam um diferencial.
Mas para isso, é preciso que elas sintam que fazem parte de algo maior e entendam que as atividades que realizam diariamente integram um conjunto de transformações sociais relevantes.
Assim, esse sentido de valor, de ser útil, ajuda a aumentar ainda mais o engajamento dos funcionários.
Com isso, eles se sentem satisfeitos com o seu próprio trabalho e tendem a otimizar o seu desempenho.
Boa publicidade
Cada dia mais o público tem se tornado mais esclarecido e exigente. Com isso, eles estão mais atentos aos processos de produção e as empresas.
Assim, grande parte das pessoas preferem comprar e divulgar aquelas marcas mais sustentáveis, que possuem projetos próprios para reduzir os impactos ambientais ou que têm parcerias nesse sentido.
Portanto, hoje o público analisa questões sociais e ambientais antes de visitar ou se tornar cliente de determinada empresa.
Neste sentido, investir em uma solução sustentável favorece uma boa divulgação da sua marca, enquanto que soluções ultrapassadas e que agridem o meio ambiente, só contribuem para que as empresas tenham sua imagem prejudicada no cenário comercial.
Retorno para a sociedade
A simples existência da nossa sociedade depende de manter o meio em que vivemos. Aliás, a conservação do meio ambiente envolve a preservação de diferentes espécies, incluindo a humana.
Assim, a qualidade de vida também está relacionada com as condições do ambiente em que vivemos. Portanto, uma pessoa que vive em uma zona classe A, com arborização e áreas verdes, tem um bem-estar superior que as demais.
Desse modo, as empresas e indústrias que propulsionam a economia desempenham um papel relevante nesse sentido. Afinal, por meio de projetos, elas desenvolvem formas de produção limpas ou pouco poluentes.
Portanto, podemos considerar como um significativo retorno positivo para a sociedade a manutenção de uma boa qualidade do ar e o uso de fontes alternativas de energia.
Entre elas, a energia solar, que diminui a necessidade de grandes barragens e a exploração massiva de recursos naturais, surge como uma ótima alternativa.
Afinal, a busca por energia elétrica é alta nas empresas e precisamos refletir sobre o modo de produção dessa energia.
Potencial competitivo
A preocupação com o meio ambiente está cada vez maior. Com isso, o público pode se tornar tanto um aliado quanto um adversário das empresas.
Isso acontece, porque, os consumidores podem divulgar as marcas sustentáveis e criticar aquelas que são não-sustentáveis. E a opinião deles é realmente relevante.
Assim, as empresas que percebem o quanto os clientes podem ser bons divulgadores da sua marca, aproveitam e assumem o compromisso de adotar soluções sustentáveis. O que, no fim, ajuda na construção de um mundo melhor.
Portanto, não há dúvidas sobre as vantagens competitivas que a empresa que investe em soluções sustentáveis conquista.
Com isso, sua imagem se consolida no mercado, oferecendo boa publicidade e melhora o nível de competitividade do negócio.
Além disso, o resultado nas redes sociais, site e blogs, é o aumento do número de seguidores que se transformam em defensores da sua marca.
Adesão de novos mercados
Além de tudo o que já foi dito, existe outra vantagem muito importante.
Quando uma empresa se destaca no segmento, isso chama a atenção dos investidores. Portanto, facilita a formação de novas parcerias, com efetivas oportunidades para expandir o mercado.
E esse interesse é um resultado natural pois os investidores entendem que os modelos de negócios embasados no desenvolvimento e no consumo sustentável são mais interessantes.
O impacto da sustentabilidade nos negócios
Primeiro vamos falar nas três dimensões da sustentabilidade. Desse modo, será mais fácil compreender o impacto que ela causa nos negócios de qualquer empresa, que são:
1ª Dimensão social
Ela se relaciona aos recursos humanos de uma empresa. Assim, há variáveis como: educação, bem-estar, equipe, segurança, saúde, qualidade de vida, etc.
2ª Dimensão ambiental
Se relaciona com o capital natural, ou seja, com aquele que envolve variáveis do meio ambiente ligadas aos recursos do tipo: biodiversidade, qualidade da água e do ar, uso do solo e conservação de energia.
3ª Dimensão econômica
Se refere às causas e aos efeitos das decisões empresariais. Ela foca no envolvimento sustentado, com economia que não se baseia apenas nos aspectos financeiros, mas nos resultados de bem-estar social e de potencial de regeneração do meio ambiente.
Assim, ao considerarmos essas dimensões, podemos perceber que a sustentabilidade é um conceito abrangente e complexo, que teve um longo período para ser devidamente entendido e aplicado na rotina das empresas.
Portanto, se trata de uma visão sistêmica, em que os direitos humanos e os recursos naturais requerem proteção e respeito.
Então, podemos concluir que para uma empresa ser considerada sustentável, ele precisa ter pensamentos e ações, assim como, tomar decisões que sejam:
- justas do ponto de vista social
- aceitas culturalmente
- viáveis economicamente
- ecologicamente corretas
Ou seja, a sustentabilidade de uma empresa está ligada às escolhas sobre os meios de produção, habitação, transporte e consumo, além de outras coisas.
Portanto, ela também depende do relacionamento que mantemos com o ambiente e com os outros serem humanos, considerando valores éticos, democráticos e solidários.
Assim, ao perceberem o rumo que o mundo está tomando, muitas empresas compreenderam que ser ambiental e socialmente responsável vai muito além de uma obrigação. Se tornou uma forma de ganhar vantagens competitivas.
No entanto, investir em sustentabilidade é um grande desafio. Pois não se trata apenas de aceitas propostas com cunho ambiental. É preciso mudar o modo de pensar que predomina na empresa.
Assim como, a atuação de todos deve ser transformada, de modo que a sustentabilidade se incorpore de vez no âmago do seu negócio.
Desse modo, a adoção de princípios sustentáveis, requer dos líderes reflexão sobre pontos estratégicos fundamentais. Integrando, assim, a sustentabilidade à cultura corporativa como um propósito, uma filosofia.
A importância desse conceito no cenário atual
A sustentabilidade se trata de uma preocupação constante no mundo empresarial atual. E não por acaso. Afinal, dar atenção a esse aspecto direciona tanto o futuro do empreendedorismo quando do meio ambiente.
Isso acontece porque é fundamental que o crescimento da sociedade satisfaça às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprirem suas próprias necessidades.
Assim, os negócios que se destacam e se tornam relevantes dentro de seu mercado através de ações e soluções sustentáveis têm maiores chances de conquistar o sucesso e o reconhecimento de investidores e consumidores.
Portanto, atualmente tornou-se bastante claro que a preferência de consumo se baseia nos produtos e serviços de empresas ambientalmente responsáveis. Que, aliás, se destacam como inovadoras, uma vez que revisam constantemente seus processos.
Então, adotar práticas de negócios ecologicamente sustentáveis leva à inúmeros benefícios, como a criação de uma cultura de responsabilidade em toda o setor, por exemplo.
Desse modo, conforme a conscientização em torno das questões ambientais crescem, mais e mais negócios prosperam.
Principais fontes de energia sustentável
Vejamos agora alguns exemplos de energias sustentáveis:
- Hidroelétrica
- Solar
- Eólica
- Energia das ondas
- Geotérmica
- Bioenergia
- Energia das marés
Além delas, também temos as tecnologias destinadas a melhorar a eficiência energética.
Prós e contras da energia sustentável
Solar Fotovoltaica
- Contra: Investimento inicial alto, similar ao valor de um carro usado;
- 1º Pró: Energia limpa, renovável e abundante a partir do sol
- 2º Pró: Alta durabilidade, dura mais de 25 anos;
- 3º Pró: Valoriza a sua casa ou marca de sua empresa;
- 4º Pró: Permite que você se torne independente energeticamente.
Eólica
- Contra: Locais de geração normalmente longes do ponto de consumo. Ex.: Os parques eólicos afastados de cidades;
- 1º Pró: Impacto ambiental mínimo, mas em áreas com aerogeradores alguns acidentes podem acontecer com pássaros;
- 2º Pró: Geração de empregos;
- 3º Pró: Energia Limpa e renovável, proveniente da força dos ventos;
- 4º Pró: Preço da energia altamente competitivo.
Hidroelétrica
- Contra: Sazonalidade – quando chove pouco acaba a energia;
- 1º Pró: Abundante no Brasil e não emite gases do efeito estufa;
- 2º Pró: O reservatório de água de uma hidrelétrica serve como uma bateria. Armazena água para gerar energia quando é necessário.
A melhor forma de utilizar as energias sustentáveis
A melhor maneira de se utilizar as energias sustentáveis é combinar umas com as outras. Diversificando, assim, a matriz energética.
Portanto, se investirmos mais em energia solar e eólica, por exemplo, podemos aproveitar períodos de secas, que interferem na geração de energia hídrica, para gerar a nossa energia com o sol ou como o vento. Economizando, dessa forma, o gasto de água.
Assim, seria possível equilibrar a balança energética brasileira, minimizando ao máximo ou extinguindo de vez os problemas das secas nos reservatórios de água, ou mesmo, os grandes apagões.
Exemplos de sustentabilidade no dia a dia
- Economizar energia e água
- Reciclar lixo
- Fazer compostagem
- Reutilizar água
- Escolher materiais reutilizáveis
- Separar óleo de cozinha para doação
- Reduzir utilização de carros e motos
- Utilizar casas ecológicas
- Implementar políticas sustentáveis em empresas
Solução sustentável no Brasil
Através de uma breve analise é possível entender os diversos benefícios que o uso de uma solução sustentável pode trazer a um país como o Brasil. Entre eles, podemos citar, por exemplo: a preservação do meio ambiente, a economia nas tarifas de luz e a facilidade de recursos naturais.
Por isso, aproveitar essas soluções vem sendo cada vez mais favorável, tanto para o uso individual quando para o uso em conjunto, nos estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Assim, o Brasil fica atrás apenas de grandes países como China e Estados Unidos no ranking mundial de produção de energia renovável, com o uso de fontes alternativas, como:
- Energia hidráulica
- Eólica
- Solar
- Biomassa
Portanto, podemos destacar que o mercado de energia solar tem se desenvolvido cada vez mais, precisando apenas de incentivos governamentais para a diminuição dos custos de aquisição e instalação. Para que assim, ocorra o aumento do número de usuários no país.
Conforme uma pesquisa realizada em 2019, o aproveitamento de energia renovável é predominante nas seguintes fontes:
- 4º Energia Solar, com 1%
- 3º Energia Biomassa, com 8%
- 2º Energia Eólica, com 9%
- 1º Energia Hidráulica, com 61%
No entanto, embora a energia solar se encontre em última colocação da matriz energética brasileira, hoje se acredita que em poucos anos ela se tornará a principal fonte de energia renovável em uso no Brasil.
Isso por diversos motivos, como por exemplo, o fato de ser uma energia limpa e inesgotável.
Assim, temos a certeza de que haverá luz do sol suficiente para a captação de energia durante muitas gerações, tornando a sua produção de eletricidade simples, eficiente e sustentável.
Incentivos da energia sustentável no Brasil
Em 2012, a ANEEL criou a RN482/12, que regula o mercado de sistemas de energia sustentável conectados à rede elétrica. Assim, incentivando o uso dessas fontes no Brasil.
Ou seja, basicamente a regulamentação normativa 482 de 2012 permite que você troque créditos de energia com a rede da distribuidora da sua cidade.
Desse modo, você produz a sua própria energia elétrica e o excesso vira um crédito para ser utilizado em um dia que seu sistema produza pouca energia. Como durante a noite que não tem sol ou em dias que não têm vento, no caso da energia eólica.
Portanto, este com certeza foi o maior e mais importante incentivo ao uso de energias sustentáveis no Brasil.
Afinal, este sistema de “compensação de créditos” criado pela ANEEL se baseia nos modelos internacionais usados na Europa, Estados Unidos, Austrália, Índia e Ásia.
Porque a Energia Solar é uma solução sustentável
A energia solar por ser considerada uma solução sustentável pelos seguintes motivos:
- Ela tem pouca ou nenhuma emissão de gases tóxicos
- É uma fonte de energia enorme e renovável
- Ela é independente e auto produtiva
- É uma rede de energia confiável e segura
Portanto, não só a energia solar pode ser considerada uma solução sustentável, como também as demais energias, como:
- eólica
- hidráulica
- biomassa
Que também oferecem benefícios substanciais para nosso clima, nossa saúde e nossa economia.
Agora, falaremos um pouco mais sobre esses pontos no próximo tópico.
Como ela ajuda nas grandes cidades
Sabemos bem que as grandes cidades são uma das culpadas pela maior emissão de poluentes que temos hoje no mundo.
A boa notícia é que ao adotar apenas uma solução sustentável que seja, como a energia solar por exemplo, já se torna possível melhorar o quadro de poluição e aumentar os benefícios para o meio ambiente. Vejamos:
Pouca emissão de gases tóxicos
As fontes de energias sustentáveis, como a energia solar, praticamente não emitem gases ou geram resíduos que fazem mal para nossa saúde e a saúde do planeta.
Portanto, imagine uma cidade que funciona toda com prédios com placas solares e carros elétricos? A qualidade do ar de um lugar assim seria elevadíssima.
Fonte e energia enorme e renovável
O potencial de energia solar no Brasil, se fosse bem aproveitado, seria suficiente para gerar mais de 10 vezes a quantidade de energia elétrica que todos os brasileiros consomem.
Assim, sabendo que esta fonte de energia sustentável é renovada anualmente, teríamos energia suficiente para sempre, sem precisarmos nos preocupar nunca mais com crises energéticas.
Autoprodução
Se você tem um gerador de energia solar na sua empresa, ou mesmo na sua casa, não precisará mais se preocupar com o preço da sua conta de luz.
Afinal, você é um autoprodutor e conquistou a sua independência energética, se livrando de uma vez por todas das abusivas taxas de luz.
Mais confiável e segura
Fontes como a energia solar ou a energia eólica são menos propensas a falhas em grande escala que outras fontes de energia, como a hidrelétrica, por exemplo. Afinal, elas são distribuídas e modulares.
Assim, os sistemas estão espalhados por uma grande área geográfica (como nos telhados das casas ou empresas), de modo que um vento de tempo severo, como uma tempestade em um local específico, não vai danificar, quebrar ou mesmo cortar a energia para toda uma região.
Os benefícios da energia fotovoltaica
A energia solar possui diversos benefícios, entre eles estão:
- Vida útil longa
- Maior economia
- Valorização do estabelecimento
Entre outras.
Descubra a seguir as principais vantagens da energia solar e por que essa fonte de energia está em constante crescimento em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Assim, conheça os seus benefícios e descubra se vale a pena ou não instalar um sistema solar na sua empresa.
Recurso totalmente renovável
Quando falamos que a energia solar é considerada uma fonte renovável de energia, isso significa que a sua matéria prima (a luz do sol) é uma fonte de energia constante e consistente.
Assim, dos recursos renováveis que existem hoje, como energia eólica, energia hídrica e energia solar, a solar é a mais consistente e segura.
O petróleo, por exemplo, que é usado como fonte de energia e combustível no mundo todo, não é um recurso renovável.
Portanto, isso significa que, uma hora ou outra, esta fonte energética acabará para sempre e, com isso, as pessoas que dependem dele ficarão sem energia.
Não polui
Provavelmente, está é a vantagem mais importante da energia solar.
Portanto, mesmo que para se construir um painel fotovoltaico seja preciso o gasto de muita energia, durante sua vida útil o painel solar gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.
Pouca manutenção
Todo o sistema de painéis solares é bem econômicos quando o assunto é a manutenção.
Para isso, o sistema fotovoltaico não possui peças móveis, dessa forma, quase não existe desgaste mecânico.
Além disso, os painéis fotovoltaicos duram mais de 25 anos apenas mantendo uma simples limpeza anual no equipamento.
Sistema de autogeração mais barato
Mesmo que os componentes dos sistemas de energia solar tenham já sido comercializados por um preço inacessível, conforme a tecnologia chegou e se instalou no Brasil, isso deixou de ser uma realidade praticada.
Assim, atualmente, você consegue ter acesso a um sistema solar completo em seu estabelecimento por um preço, aproximadamente, de um carro popular.
Além disso, os descontos gerados pelo sistema na sua conta de luz durante toda sua vida útil, superará em muito o valor investido. Visto que sua vida útil é bastante longa.
Resistente às intempéries
Parte da sua grande vida útil é fruto de sua enorme resistência aos danos causados pela ação da natureza, como:
- Chuvas
- Ventos
- E até mesmo granizo.
Longa vida útil
Embora os preços dos painéis solares pareçam elevados, ao longo dos anos você irá economizar muito mais que o valor investido inicialmente.
Afinal, a luz do sol é grátis!
Assim, a expectativa de payback dos custos do seu sistema de energia solar é de, aproximadamente, 7 anos. O que equivale a menos de 1/4 da sua vida útil, que pode chegar de 25 à 30 anos.
Portanto, ao considerar todo o investimento de compra e instalação do seu sistema solar, somado a mínima manutenção ao longo de toda sua vida útil, e dividir pela energia gerada ao longo de todos esses anos, você verá que é muito mais barata a energia solar para estabelecimentos comerciais do que a energia que é comprada da distribuidora.
Fácil de instalar
Acredite, diferente do que aparenta, o sistema de energia solar é bem fácil de se instalar.
Assim, apesar de exigir mão de obra qualificada, em apenas um só dia o seu sistema já estará todo montado e funcionando perfeitamente.
Fonte de energia mais barata
Não tem como negar, a energia mais barata que existe hoje no mundo é a energia solar.
Afinal, por ser gerada a partir da captação da luz do sol, ela é uma fonte de energia gratuita, além de ser limpa, inesgotável, sustentável e, a melhor parte, renovável
Assim, segundo a Bloomberg New Energy Finance, a energia solar já superou em muito a energia eólica. Portanto, tornou-se a fonte de energia renovável mais barata do mundo.
Portanto, estima-se que até o ano de 2050 ela será a fonte de energia mais usada em todos os países, contando ainda, como a forma mais barata de se produzir energia.
Áreas isoladas da rede elétrica
A energia solar fotovoltaica é uma das melhores alternativas existentes em regiões isoladas, onde não se tem acesso fácil a rede elétrica.
Sendo assim, muito mais em conta que os geradores a diesel ou mesmo o óleo combustível.
Ocupa pouco espaço
Geralmente, em um sistema de energia fotovoltaico, os painéis solares são mais puros e eficientes, principalmente os feitos de silício monocristalino. Além disso, eles ocupam bem pouco espaço em sua instalação.
Portanto, todo o sistema não exige a ocupação de grandes áreas e se pode atingir níveis de eficiência acima de 20% por conta de sua modernidade e flexibilidade.
Economia de até 95% na conta de luz
A energia solar pode ser gerada em uma residência, em um estabelecimento comercial ou mesmo em uma indústria de forma bem simples e muito eficiente.
Permitindo, assim, uma economia de até 95% no valor da sua conta de luz apenas fazendo uso de energia solar para estabelecimentos comerciais.
Queda de preços por conta dos avanços da tecnologia
Já que se trata de uma solução pioneira e tecnológica para realizar a geração de energia sustentável, os sistemas solares realmente representam um investimento um tanto elevado inicialmente.
No entanto, essa realidade pode estar mudando rapidamente.
Afinal, dados do mercado apontam que, nos últimos nove anos, a redução de preços dos sistemas de energia solar fotovoltaicos chegou à 90%.
Isso graças ao avanço tecnológico, que vem fazendo com que as matérias-primas usadas para a produção de sistemas desse tipo fiquem mais baratas e se tornem, assim, mais acessíveis.
Valorização do imóvel
Com a implantação de um sistema fotovoltaico, o valor do imóvel pode crescer entre 4% e 6%.
Já no caso de imóveis sustentáveis certificados, o aumento pode chegar até 30%.
Equipamentos recicláveis
Como os painéis solares são fabricados a partir de equipamentos como:
- Placa de vidro
- Elementos condutores e metálicos
- Células fotovoltaicas
Com isso, sua tecnologia permite que o material que o compõe seja reciclado posteriormente. Atingindo, assim, um total de até 97% dos componentes que podem ser recuperados.
Desse modo, vale destacar que os materiais usados possuem facilidade no reaproveitamento, já que os vidros das placas podem ser 100% reconstruídos. Além disso, o alumínio pode ser até 90% reciclado.
O silício cristalino e os polímeros também possuem em si bons níveis de recuperação.
Conclusão
Os negócios que se preocupam em adotar soluções sustentáveis são aqueles que saem na frente da concorrência e conquistam mais clientes. Afinal, eles preveem os cenários de crise e se preparam para aproveitar melhor as oportunidades do mercado.
Além disso, os empreendimentos sustentáveis têm mais segurança, sobretudo em relação às ameaças do mercado. Portanto, o uso de energia renovável pode ser o primeiro passo para que a sua companhia prospere e tenha uma melhor visibilidade em seu mercado de atuação.
E aqui, na HB Soluções Energética, você encontra a melhor solução sustentável que temos hoje no mercado: a energia solar.
Com nossos planos e financiamentos, será muito mais fácil dar esse importante passo na sua empresa. Para isso, clique aqui agora.