No momento, o Brasil passa pela maior crise hídrica das últimas nove décadas. O que significa que estamos com níveis críticos de reserva de água em nossos reservatórios.
Assim, em meio a esse cenário, voltou-se a discutir no país a possibilidade de apagões ou mesmo de racionamento de energia.
Portanto, está é uma situação que prejudica tanto ao país como um todo, quanto a cada cidadão de maneira individual. Por conta disso, as usinas termelétricas, que usam gás e óleo na geração de energia e que, por isso, são mais caras, estão acionadas no momento.
Desse modo, a bandeira vermelha que foi acionada desde o dia 1ª de junho, que até então representava um aumento de R$6,24 a cada 100 KWh, passará para R$9,49 por 100 KWh. O que representa um aumento de 52% no custo da energia elétrica.
Entre todo esse problema, tornou-se hoje mais do que nunca necessário a adoção de alternativas mais econômicas e sustentáveis de se gerar energia.
Pensando nisso, neste artigo, você conhecerá um pouco mais a respeito da eficiência energética e como ela pode ajudar neste momento de crise.
O que é eficiência energética
Vamos começar entendendo primeiro o que é eficiência energética.
Então, quando falamos em eficiência energética, nos referimos a obter a melhor performance de um sistema com o mínimo de consumo energético.
Portanto, é uma atividade que procura melhorar o uso das fontes de energia, aumentando a economia e mantendo os mesmos resultados. Ou até mesmo melhorando-os.
Um exemplo simples de entender é a lâmpada LED. Uma lâmpada LED de 7W ilumina o mesmo que uma lâmpada incandescente de 60W, no entanto, há uma economia de 63W por hora de uso. Ou seja, uma economia que chega a quase 90%.
Além disso, a duração de uma lâmpada LED é 50 vezes maior e o calor transferido para o ambiente é bem menor. Diminuindo, assim, a necessidade de equipamentos para climatizar o ambiente.
Eficiência energética no combate a crise hídrica
Uma consulta realizada pela CNI com diferentes indústrias sobre as medidas adotadas para responder à crise hídrica, foi verificado que 34% das medidas estão ligadas a investimentos ou adoção de ações em eficiência energética:
- 26% investiram na autogeração de energia, como energia solar;
- 22% optaram por mudanças na operação;
- 18% usam o tratamento e reuso de água;
- 33% das empresas ainda não tomaram medidas de proteção contra a crise hídrica ou não souberam dizer.
Desse modo, fica claro que as empresas mais preparadas dentro do mercado brasileiro estão investindo na eficiência energética para reduzir seus custos e trazer cada vez mais diferenciais competitivos para o seu modelo de negócio.
No entanto, a boa notícia, é que essas medidas podem ser adotadas por todos e está facilmente ao seu alcance e da sua empresa.
Afinal, a eficiência energética é busca por soluções para esse momento de crise. Podendo ser, portanto, desde questões mais simples, como a troca das lâmpadas da sua casa ou escritorio, até as mais complexas, como a adoção da autogeração de energia.
Desse modo, o intuito é o mesmo, diminuir os custos gasto com energia e otimizar a performance dos seus sistemas consumidores de energia.
Como o uso racional de recursos energéticos pode evitar a crise hídrica no futuro
Considerando as dificuldades econômicas vividas por diferentes empresas brasileiras causadas por mais de um ano de pandemia, somado ao pedo elevado que a energia tem na manutenção da economia, fica claro que a eficiência energética será fundamental para a retomada econômica do país.
Assim, fica claro que com o menor custo de operação do consumo de energia será possível melhorar não apenas a questão financeira, mas também a competitividade das organizações.
Sem falar que, uma outra vantagem de usar a autogeração de energia é o rápido retorno dos investimentos e a fácil implementação de medidas, sem que seja necessárias grandes mudanças no seu ambiente de trabalho.
Portanto, somando a adoção de ações de uso consciente de energia mais o uso da energia solar, temos uma alternativa de qualidade para que os consumidores possam contornar os aumentos das bandeiras tarifárias de energia. Evitando, assim, maiores prejuízos ao orçamento.
Entretanto, vale ressaltar que essas medidas não são úteis apenas em momentos de crise, como o que estamos vivendo.
O ideal é que essas medidas se tornem uma prática permanente. Evitando, assim, a necessidade do aumento da demanda de geração de energia pelo sistema elétrico.
Dessa forma, a partir da eliminação de desperdícios nos diferentes setores e com o uso inteligente e racional da energia, será possível evitar novas crises energéticas como a que o Brasil enfrenta no momento.
Além disso, com a adoção de sistemas alternativos de energia, como o uso de painéis solares, alcançamos um novo patamar de eficiência energética. Com isso, o país diminui a dependência das usinas termelétricas e evita o aumento da cobrança aos consumidores.
Por isso, além dos investimentos em geração de energia renovável, é preciso investir também na eficiência energética.
Energia solar como solução frente à crise hídrica
A falta de chuvas colocou o Brasil novamente em uma crise hídrica. Com isso, surge a dúvida de até que ponto a geração de energia convencional ainda é sustentável?
Afinal, com a estiagem o nível da água nos rios diminui de forma considerável e a produção de energia elétrica também.
Em paralelo a isso, a energia solar tem ganho cada vez mais espaço e se mostra uma solução viável para que ainda seja possível ter energia barata mesmo em tempos de crise hídrica, como esse.
Assim, conforme o próprio Governo Federal, mais de 70% de toda a capacidade instalada no país tem origem em usinas hidrelétricas. Isso representa 1,5 mil empreendimento do tipo no Brasil.
Portanto, essa dependência toda afeta de maneira significativa o país quando os períodos de estiagem chegam.
No entanto, quem tem gerado energia solar já consegue ter um pouco mais de calma. Pois a autogeração de energia através dos painéis solares fotovoltaicos estão em alta e já representam aproximadamente 1,2% da energia gerada em todo o país.
Vantagens da energia solar
O baixo volume de água nos rios que são usados para abastecer os reservatórios representa não só uma crise hídrica, mas também afeta a produção de energia elétrica.
Ou seja, é responsável também pela crise energética que estamos vivendo.
Diante deste cenário, investir em fontes de energia alternativas e que usem tecnologia de eficiencia energética, são essenciais para minimizar os impactos negativos desta situação.
Assim, dentre as vantagens que podem ser observadas em quem possui energia solar em sua residência ou escritório, podemos citar:
Limpa e renovável
As placas solares usada na captação da luz do sol para geração de energia são uma fonte limpa e renovável disponível para todos.
Assim, como ela vem de uma fonte limpa, traz poucos impactos ambientais. Além disso, não emite poluentes e têm se tornado uma opção com excelente custo-benefício para quem a possui.
Afinal, o Brasil possui condições climáticas excelentes para o aproveitamento da luz solar para geração de energia.
Portanto, sabendo dessa capacidade energética, o governo já tem tomado algumas medidas para melhorar o aproveitamento da luz solar e proporcionar as alternativas necessárias para abastecer o país.
Excelente custo-benefício
O desenvolvimento da tecnologia empregada nos últimos anos permitiu o barateamento da instalação do painel de energia solar em imóveis residenciais e comerciais.
Com isso, o que antes era caro demais para ser viável, agora traz para o proprietário mais economia. Pois a energia gerada é usada normalmente na residencia ou escritorio e o excedente é convertido em créditos com a distribuidora de energia da região.
Clima favorável
As condições climáticas de um país tropical contribuem bastante para a produção de energia solar. Afinal, há incidência de sol o ano inteiro. Condição que deve ser considerada na hora de escolher as fontes alternativas de geração de energia elétrica.
Portanto, o ideal é que o potencial do país seja explorado, tanto para fugir da crise como para diversificar a fonte de energia. Com isso, diminui os altos custos do uso da energia.
Assim, até mesmo o governo tem apostado na tecnologia de energia fotovoltaica. Afinal, sabem que algo precisa ser feito para evitar situações emergenciais de compra de reservas e, no lugar disso, direcionar investimentos em mecanismos tecnológicos para desenvolver uma produção própria de energia renovável.
Iniciativas já existentes
Cada vez mais as vantagens de se usar energia solar vêm sendo conhecidas. Por exemplo, já há um projeto que prevê a instalação de placas solares em flutuadores que se encontram acima dos reservatórios de água da hidrelétrica de Balbina, no Amazonas.
Este é um projeto pioneiro no Brasil, mas que já foi testado em pelo menos 4 outros países. Onde se mostrou ser bastante eficiente.
Portanto, o objetivo é gerar uma quantidade de energia equivalente à produção obtida por uma usina grande.
Assim, as vantagens desse tipo de montagem estão em usar a rede elétrica existentes para atender a hidrelétrica, suas subestações e linhas de transmissão.
Além disso, o custo da instalação de painéis desse tipo é consideravelmente menor que o custo das hidrelétricas em si. Sem falar que este e um projeto de energia renovável com um processo de implantação mais rápido, até mesmo pela questão das licenças ambientais.
Mudanças benéficas
Algumas inovações tecnológicas que surgiram nos últimos anos contribuíram, não apenas para baratear o sistema de painéis solares, mas também permitiram que fossem observadas com mais atenção as vantagens da energia solar.
Com isso, essa alternativa se torna mais competitiva destro do mercado.
Assim, no final de 2014, aconteceu o primeiro leilão de energia solar para reserva. Com o objetivo de aumentar a garantia física do sistema, o evento marcou a entrada da fonte solar no planejamento energético do país.
Dessa forma, a energia solar vem se tornando comercialmente mais viável.
Além disso, em todo o mundo há indicações de que o investimento nessa fonte de energia é extremamente vantajoso.
Portanto, entre os principais benefícios estão: a não liberação de resíduos ou gases poluentes durante a produção ou o consumo de energia, o fato de ser uma fonte renovável, ter um impacto ambiental significativamente inferior ao de outras fontes e, também, ser uma fonte mais segura.
O futuro começa hoje
No momento, não é possível e muito menos viável, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, não investir em soluções que ofereçam uma melhor eficiência energética. Reduzindo o custo no processo de fabricação ou no fornecimento de energia.
Assim, para cada tipo de demanda, existe uma solução que entregará dados sobre o consumo energético em tempo real, otimizando a tomada de decisão e garantindo uma gestão de uso energético mais eficiente.
Afinal, os impactos do uso de energia afetam a todos nós e, portanto, todos devemos estar preocupados em como usar esse recurso da melhor forma.
Além disso, a maior eficiência energética resulta em custos operacionais mais baixos para todos os negócios. Permitindo, assim, que uma empresa “eficiente” ganhe vantagens competitivas sobre seus competidores que ainda não entenderam que o futuro começa hoje.
Conclusão
Infelizmente a crise hídrica e energética é uma realidade hoje no nosso país.
Assim, diante desse cenário, ficou ainda mais claro do que nunca a importância de se tomar medidas reais para melhorar o aproveitamento energético.
Como foi possível ver neste artigo, as soluções mais viáveis adotadas pelas diferentes empresas até o momento têm sido a adoção de painéis solares e o uso da eficiencia energética.
Portanto, serão essas empresas que se prepararam as que sairão na frente em relação a competitividade do mercado. Afinal, elas perceberam o inevitável problema do nosso sistema ultrapassado de geração de energia, enquanto que a maioria ainda estão só esperando surgir uma solução.
E você? O que tem feito para contornar esse momento de crise?
Se você ainda está buscando uma solução, eu tenho uma boa notícia para te dar. Aqui na HB Soluções Energéticas, temos os melhores planos e financiamentos para a aquisição do seu sistema de painéis solares.
Então, se você deseja sair dessa crise e não precisar mais se preocupar com a sua conta de luz, clique aqui.