Mitos Sobre Energia Solar Que Você Precisa Conhecer - HB Soluções Energéticas

Mitos Sobre Energia Solar Que Você Precisa Conhecer

Mitos Sobre Energia Solar Que Você Precisa Conhecer

Entre mitos e verdades, o certo é que existem muitas especulações a respeito da energia solar.

Muitos deles, inclusive, giram em torno de mitos que são disseminados e que, por alguma razão, as pessoas acreditam ser verdade.

No entanto, credibilizar um mito pode ser muito prejudicial para a própria pessoa. Afinal, dessa forma, ela deixa de adquirir um benefício por não ter o conhecimento certo sobre um determinado assunto.

Por isso, em casos como esse, a melhor opção é buscar as respostas para suas dúvidas em fontes de confiança. De preferência, que tenham propriedade para embasar o que falam. Como, por exemplo, em empresas especializadas em energia solar.

Por essa razão, aqui na HB Soluções Energéticas, nós preparamos esse post para esclarecer alguns mitos sobre energia solar. Tudo para te ajudar a ter o conceito certo sobre esse tipo de recurso que cresce cada dia mais em nosso país.

Além de algumas verdades que podem te interessar bastante.

Confira a seguir os mitos e verdades sobre a energia solar.

Mitos sobre Energia Solar

Quando pensamos em energia limpa, algumas surgem imediatamente na nossa cabeça. E a energia solar costuma ser uma das primeiras.

Contudo, existem muitas dúvidas e teorias sobre essa fonte de energia e, dessa forma, uma certa insegurança começa a surgir.

Pensando nisso, separamos aqui neste tópico alguns mitos para que você entenda um pouco melhor sobre a energia solar. E, o mais importante, não caia mais em mentiras ditas sem fundamento.

O sol será taxado

Ultimamente muito tem sido dito na mídia sobre “taxar” o sol. Contudo, o que se discute na realidade pouco tem a ver com taxação.

Desde 2012 é possível que qualquer indivíduo possa gerar sua própria energia. Assim, existem duas modalidades previstas de geração energética;

  • Autoconsumo local
  • Autoconsumo remoto

Dessa forma, a geração na primeira ocorre junto ao ponto de consumo, por exemplo, através da instalação de um painel fotovoltaico no telhado de uma residência.

Então, o que se discute hoje é que, pelas regras atuais, a distribuidora de energia não é remunerada por disponibilizar e operar a rede de distribuição de energia pela qual a energia gerada por meio da energia solar flui.

Mesmo que, muitas vezes, ela realize investimentos significativos para que o consumidor possa gerar sua própria energia.

Assim, a “taxação” na verdade é uma discussão a respeito de se a distribuidora deve ou não ser remunerada por uma infraestrutura disponibilizada ao consumidor.

Os painéis solares não duram muito

Na realidade, a vida útil dos painéis solares é de cerca de 25 a 30 anos.

Além disso, os fabricantes garantem um desempenho entre 75% a 80% da sua capacidade inicial de geração de energia até o fim da sua vida útil.

A energia solar não é eficiente

Diferente do que algumas pessoas pensam, a energia solar cobre sem problema a necessidade energética de uma casa inteira, comércios, indústrias e espaços de lazer.

Assim, sendo bem dimensionado e havendo área suficiente para sua implantação, o sistema de energia solar atenderá às necessidades energéticas da média de consumo do cliente durante todo o ano.

Além disso, a energia solar reduz custos e torna a energia mais eficaz, econômica, segura e sustentável.

Painéis solares requerem manutenção especializada

Os painéis solares requerem manutenção preventiva a partir de verificações visuais periódicas e limpeza dos módulos de 2 a 3 vezes ao ano. Isso, dependendo do regime de chuvas da região de instalação.

Energia solar não é útil em sistemas de alta energia

A energia solar cobre facilmente as necessidades de sistemas de alto consumo de energia, como o ar condicionado, por exemplo.

A energia solar no telhado pode queimar os equipamentos eletrônicos

Um projeto adequado leva em consideração a correta dimensão do sistema de aterramento e uso de equipamentos certificados.

Assim, garante total proteção tanto ao sistema solar fotovoltaico instalado, quanto aos equipamentos dos consumidores e à rede de distribuição de energia elétrica.

Os painéis podem danificar o telhado do prédio

Depois de instalar os painéis solares, o que acontece é o oposto disso. Afinal, quando o telhado fica exposto aos raios ultravioletas e o calor ele pode ficar seco e quebradiço.

Assim, após a instalação, os painéis solares acabam recebendo toda essa radiação e protegendo o telhado.

Além disso, outro fator que pode danificar telhados, são as chuvas e o granizo. E é nesse momento que a resistência do painel fotovoltaico traz mais um benefício, formando uma camada protetora no telhado.

O custo da instalação da energia solar é alto

É verdade que nas primeiras descobertas desta tecnologia, os painéis solares tinham um custo elevado.

No entanto, com a evolução do mercado global, os módulos fotovoltaicos tiveram o custo reduzido em mais de 80% nos últimos 5 anos.

Assim, a tecnologia de geração de energia passou a ter um custo menor.

Além disso, existem linhas de financiamento e incentivos do governo que tornam o investimento ainda mais viável.

Os painéis não podem ser retirados

É possível remover os painéis solares depois de instalados sim. Assim como todo equipamento para a geração de energia solar e refazer toda a estrutura do local.

Portanto, caso você mude de residência, pode levar a energia solar junto com você.

Mas claro, não faça isso por conta própria. Para isso, chame a equipe de instalação para te auxiliar para que corra tudo da melhor forma possível e sem surpresas.

Sistemas solares são barulhentos

Diferente dos geradores baseados na queima de combustíveis fósseis ou dos geradores eólicos, os painéis solares não geram energia através de processo mecânico.

Mas sim por meio de um efeito de fotoemissão totalmente silencioso que acontece no interior de cada célula fotovoltaica contida dentro da placa solar.

Ou seja, produção de energia limpa, sem ruído e sem barulho!

Painéis solares geram manutenção constante

Outro dos mitos sobre energia solar bem comum é sobre a manutenção do sistema.

Em um sistema de energia solar fotovoltaico não existem partes móveis ou com encaixes flexíveis. Assim, as placas são resistentes e instaladas de forma estática, com estrutura simples e de fácil limpeza.

Além disso, a própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam se encarregar de manter a superfície limpa.

E lembre-se: para que seja realizada qualquer manutenção, todos os disjuntores devem estar desligados.

Também se recomenda não usar:

  • materiais abrasivos;
  • produtos químicos;
  • pisar nas placas durante a limpeza.

Portanto, o melhor, é sempre contar com uma equipe especializada para realizar a limpeza.

Painéis solares só podem ser instalados em telhados

Na verdade, a instalação dos módulos fotovoltaicos pode ser feita em:

  • telhados
  • fachadas
  • no solo
  • na água

Eles também são instalados em casas, comércios e indústrias.

É difícil o acesso a linhas de financiamento

O consumidor interessado por painéis solares no Brasil já conta com mais de 70 linhas de financiamento, com taxas de juros que chegam até 0,75% ao mês, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Além disso, muitos bancos também estão oferecendo um alongamento nos meses para o pagamento deste tipo de equipamento.

A placa solar produz energia sozinha

Apesar de ser sim a responsável pela geração de energia elétrica, essa energia é produzida em corrente contínua e, portanto, precisa ser transformada para corrente alternada.

Por isso, o sistema requer um inversor de frequência que faça essa conversão.

É possível zerar a conta de luz

Mesmo gerando energia acima do que você consome, ainda assim, não é possível zerar por completo a sua conta de luz.

Isso ocorre porque a maioria das distribuidoras de energia cobram um mínimo para lhe manter conectado na rede.

Além disso, há também as taxas de iluminação pública e alguns impostos que precisam ser pagos.

Ainda assim, é possível reduzir em até 95% o valor da sua conta de luz.

A energia solar não é segura

Os sistemas de energia solar são sim seguros e muito confiáveis. Principalmente durante os seus 25 ou 30 anos de vida útil. Segundo o EU Energy Institute, 90% dos painéis solares duram cerca de 30 anos.

Posso instalar os painéis solares por conta própria

Não! Para isso, é preciso ter uma empresa especializada, para que a instalação seja feita da forma correta e sem riscos.

A HB Soluções Energéticas possui uma equipe de engenheiros e eletrotécnicos especializados para realizar esse trabalho para você.

A importância da Energia Solar

A energia solar traz diversas vantagens, como:

  • Vida útil longa
  • Maior economia
  • Valorização do estabelecimento
  • Entre outras.

Descubra, a seguir, as principais vantagens da energia solar e por que essa fonte de energia está em constante crescimento em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Assim, conheça os seus benefícios e descubra se vale a pena ou não instalar um sistema solar na sua empresa.

Recurso totalmente renovável

Quando falamos que a energia solar é considerada uma fonte renovável de energia, isso significa que a sua matéria prima (a luz do sol) é uma fonte de energia constante e consistente.

Assim, dos recursos renováveis que existem hoje, como energia eólica, energia hídrica e energia solar, a solar é a mais consistente e segura.

Portanto, isso significa que, uma hora ou outra, esta fonte energética acabará para sempre e, com isso, as pessoas que dependem dele ficarão sem energia.

Não polui

Provavelmente, este é um dos fatores mais importantes da energia solar.

Portanto, mesmo que para se construir um painel fotovoltaico seja preciso o gasto de muita energia, durante sua vida útil o painel solar gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.

Sistema de autogeração mais barato

Mesmo que os componentes dos sistemas de energia solar já tenham sido comercializados por um preço inacessível, conforme a tecnologia chegou e se instalou no Brasil, isso deixou de ser uma realidade praticada.

Assim, atualmente, você consegue ter acesso a um sistema solar completo em seu estabelecimento por um preço, aproximadamente, de um carro popular.

Além disso, os descontos gerados pelo sistema na sua conta de luz durante toda sua vida útil, superará em muito o valor investido. Visto que sua vida útil é bastante longa.

Fácil de instalar

Acredite, diferente do que aparenta, o sistema de energia solar é bem fácil de se instalar.

Assim, apesar de exigir mão de obra qualificada, em apenas um só dia o seu sistema já estará todo montado e funcionando perfeitamente.

Fonte de energia mais barata

Não tem como negar, a energia mais barata que existe hoje no mundo é a energia solar.

Afinal, por ser gerada a partir da captação da luz do sol, ela é uma fonte de energia gratuita, além de ser limpa, inesgotável, sustentável e, a melhor parte, renovável

Assim, segundo a Bloomberg New Energy Finance, a energia solar já superou em muito a energia eólica. Portanto, tornou-se a fonte de energia renovável mais barata do mundo.

Portanto, estima-se que até o ano de 2050 ela será a fonte de energia mais usada em todos os países, contando ainda, como a forma mais barata de se produzir energia.

Áreas isoladas da rede elétrica

A energia solar é uma das melhores alternativas existentes em regiões isoladas, onde não se tem acesso fácil à rede elétrica.

Sendo assim, muito mais em conta que os geradores a diesel ou mesmo o óleo combustível.

Economia de até 95% na conta de luz

A energia solar pode ser gerada em uma residência, em um estabelecimento comercial ou mesmo em uma indústria de forma bem simples e muito eficiente.

Permitindo uma economia de até 95% no valor da sua conta de luz apenas fazendo uso de energia solar para prédios comerciais.

Equipamentos recicláveis

Como os painéis solares são fabricados a partir de equipamentos do tipo:

  • Placa de vidro
  • Elementos condutores e metálicos
  • Células fotovoltaicas

Sua tecnologia permite que o material que o compõe seja reciclado no futuro. Atingindo, assim, um total de até 97% das partes que podem ser recuperadas.

Vale destacar que os materiais usados também podem ser reaproveitados, já que os vidros das placas podem ser 100% reconstruídos. Além disso, o alumínio pode ser até 90% reciclado.

O silício cristalino e os polímeros também possuem em si bons níveis de recuperação.

Conclusão

Agora que você conhece os mitos sobre a energia solar e sabe um pouco mais a esse respeito, está na hora de dar o primeiro passo para economizar de verdade na sua conta de luz.

Sem dor de cabeça e sem demora, todo o processo de instalação é feito pela nossa equipe.

  • Do plano até a instalação e manutenção dos seus painéis solares.

Entre em contato conosco e receba uma consultoria especializada para analisar as necessidades da sua empresa ou residência.

Clique aqui agora mesmo!

Leia também
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *