Vantagens da energia solar no verão - HB Soluções Energéticas

Vantagens da energia solar no verão

Vantagens da energia solar no verão

Se você está pensando em instalar energia solar no verão, tenho uma ótima notícia pra te dar: você não podia ter escolhido época melhor pra fazer isso.

Afinal, com o verão, as horas de Sol e calor aumentam, e isso se torna uma excelente oportunidade para aproveitar bons momentos ao ar livre e toda a energia que essa estação traz.

No entanto, com o calor, também surgem alguns gastos a mais. Como, por exemplo, com o uso de ar-condicionado e outros equipamentos de alto consumo elétrico.

Mas, a boa notícia, é que a solução para esse tipo de problema está na própria energia solar.

Portanto, a energia solar é uma alternativa renovável, limpa e sustentável. Além de ter uma instalação e conversão simples e rápida, e manutenção mínima.

Assim, durante o verão, a produção de energia é favorecida pelas características da própria estação.

E é justamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

Como o clima interfere na geração de energia solar

Para determinar a dimensão de um sistema fotovoltaico, o primeiro a se avaliar é o local onde ele será instalado.

Assim, a oferta de sol é o principal fator determinante no processo de geração de energia solar. E a sua irradiação oscila de região para região.

Portanto, é possível que dois sistemas com a mesma capacidade de produção apresentem diferentes níveis de produção de energia, se instalados em cidades diferentes.

No entanto, a boa notícia (ao menos para nós, brasileiros) é que no Brasil isso não é uma preocupação. Afinal, este é um país que apresenta condições de clima altamente favoráveis para a geração de energia através da luz solar.

Além disso, aqui temos níveis de irradiação mais altos do que em muitos outros países que já produzem esse tipo de energia há bastante tempo.

De toda forma, é preciso entender como o clima interfere na geração de energia solar e se atentar para algumas condições técnicas básicas para a composição desse tipo de projeto.

Dessa forma, você terá garantida a eficiência máxima do seu sistema fotovoltaico.

Vejamos melhor no tópico a seguir.

Geração de energia solar no verão

Temperaturas mais altas, chuvas, sol a pino, dias longos e elevada umidade no ar. Essas são as características típicas do verão.

Como consequência, temos o maior tempo de uso de ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, abre e fecha da geladeira, crianças em casa vendo TV, brincando no computador e jogando videogame.

Ou seja, com o verão, além do calor, surgem também os acréscimos consideráveis na conta de luz de qualquer residência ou estabelecimento comercial.

Assim, diante desse cenário, surgem duas reações:

  • Uma comum: fazer malabarismos para economizar no consumo de energia
  • Uma estratégica: repensar suas fontes de energia

E para est asegunda opção, temos como destaque o uso de sistemas fotovoltaicos para microgeração de energia por meio da luz solar.

Tamanho dos dias

No verão, temos dias mais longos e noites mais curtas. E para aqueles que já possuem um sistema de energia solar, isso é um bônus.

Afinal, quanto mais tempo o sol fica exposto, mais alta será a produção de energia solar.

Assim, além de compensar os gastos elevados desta época do ano, a energia gerada a mais, poderá ser usada para compensar os meses menos solares ou mais chuvosos.

Chuvas e sujeira nos painéis

A chuva, que geralmente acompanha essa época no Brasil, colabora com a limpeza dos painéis solares.

No entanto, é preciso ficar de olho à sujidade nas placas após as chuvas acompanhadas de vento.

Essa camada de sujeira torna a superfície da placa incapaz de captar de forma efetiva a luz que incide sobre ela.

Assim, alguns painéis diminuem de forma considerável a conversão de luz solar em energia, quando a superfície está obstruída.

Altas temperaturas e eficiência do sistema

Muitas pessoas pensam que as altas temperaturas são essenciais para a produção de energia solar.

No entanto, a verdade é que é imprescindível ter luz do sol e bastante irradiação.

Assim, em alguns lugares do mundo, o calor que as placas absorvem atrapalha na geração de energia.

Entretanto, em outros lugares, com a alta radiação solar a produtividade aumenta, como é o caso do Brasil.

Portanto, a partir de 2018, quando começaram a haver picos de temperatura, houve recorde na geração de energia solar.

Nebulosidade

Como você já deve imaginar, a produção de energia solar em dias nublados é realmente menor por conta do baixo nível de irradiação.

Assim, outro fator que influencia fortemente a ampla quantidade de energia gerada por um sistema solar, é a irradiância refletida.

Este é um conceito denominado Albedo, que é a capacidade que uma determinada superfície possui de refletir a radiação solar.

Desse modo, os telhados claros apresentam maior poder de reflexão das placas instaladas. Portanto, a energia elétrica gerada é maior.

Por isso que os dias nublados geram menos energia do que aqueles dias de sol constante.

Do mesmo modo, ao meio dia a geração de energia solar é bem maior que no período da manhã ou no final da tarde.

Benefícios da energia solar

Investir em energia solar é uma ótima opção durante o ano inteiro. Afinal, o que influencia a geração de energia pelas placas fotovoltaicas é a radiação solar.

E isso, nós brasileiros, temos o ano inteiro.

Aliás, o Brasil é considerado um dos lugares com maior incidência de luz solar no mundo.

No entanto, não temos como negar, o verão é uma estação muito apropriada para a implantação de um sistema de energia solar. Tanto para casas, empresas ou para a produção rural.

Isso acontece por diferentes motivos, entre eles:

Maior incidência de radiação solar

Durante o verão é possível aproveitar o potencial de radiação solar, que é o fator principal para a geração de energia em um sistema fotovoltaico.

Assim, conforme a capacidade de produção energética do sistema adotado, você conseguirá gerar um excedente de eletricidade, que será transformado em créditos na concessionária que atende sua região e seu imóvel.

E, o melhor, é que o prazo para a utilização desses créditos é de até 5 anos.

Aparelhos que consomem mais energia

Reduzir o valor da sua conta de luz é algo que seu bolso agradece o ano todo, principalmente no verão.

Afinal, essa é uma estação onde os aparelhos de ar-condicionado e os ventiladores são usados com muito mais frequência.

E isso acontece no país inteiro. Tanto nas regiões mais quentes, como norte e nordeste, como também nas regiões mais baixas do país. Pois no verão, essas regiões atingem temperaturas e sensação térmica muito elevadas.

Assim, esses aparelhos, por se tratarem de eletrodomésticos que consomem muita energia, sem dúvida causarão um aumento significativo na conta de luz durante essa época do ano.

Por isso, investir na produção de energia solar no verão, é uma excelente forma de usufruir de todo o conforto de ambientes frescos no calor intenso, sem colocar suas finanças e o abastecimento de energia da sua cidade em risco.

Redução de custos

Caso o seu sistema solar fotovoltaico esteja instalado no mesmo local de consumo, a realização do faturamento da sua conta de energia elétrica será bem simples.

Assim, a energia injetada em determinado posto tarifário deverá ser usada como compensação da energia consumida nesse mesmo local.

Portanto, feito esse cálculo, casa exista algum excedente na produção de energia, esses créditos serão usados para compensar o consumo em algum outro posto horário, caso exista.

Mas, lembrando, que isso deve ser realizado na mesma unidade consumidora e no mesmo ciclo de faturamento.

Dias mais longos

Já falamos que os dias mais longos durante o verão, fazem com que a produção de energia solar seja mais alta. Mas para deixar claro a razão dos dias durarem mais, é preciso entender o conceito de solstício.

Assim, a noção de dia que falamos aquí é o período equivalente a 24 horas, que uma localidade é iluminada pela luz solar.

Portanto, solstício de inverno é quando acontece o dia mais curto do ano, marcando o início dessa estação.

Logo, o solstício de verão determina o dia mais longo do ano, que ocorre no final de dezembro nas cidades localizadas ao sul da linha do Equador.

Desse modo, o solstício acontece por conta da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol.

Por causa dessa inclinação, na época do verão no hemisfério sol, o polo Sul fica mais exposto ao sol do que o polo Norte.

Dessa forma, os dias ficam mais longos e com maior nível de radiação. O que favorece bastante a produção de energia solar das placas fotovoltaicas.

Controle sobre consumo

A conta de energia elétrica é uma despesa fixa que pesa bastante no orçamento de qualquer imóvel, seja ele comercial ou residencial.

Além disso, os constantes aumentos nas tarifas de energia aplicados pelas concessionárias só dificultam o controle sobre esse gasto.

Assim, quando você opta por investir na produção da sua própria energia através da energia solar, controlar a produção e o consumo energético fica muito mais simples.

Sem falar que você terá que pagar apenas a tarifa básica para a concessionária de energia.

Desse modo, o controle sobre o consumo é possível por meio do inversor fotovoltaico que, quando conectado à internet, te permite acompanhar a produção em tempo real e de onde você quiser.

Afinal, você pode acompanhar tudo pela tela do seu smartphone ou tablet.

Porque vale a pena instalar painéis solares

A energia solar possui diversos benefícios e vantagens, entre eles estão:

  • Vida útil longa
  • Maior economia
  • Valorização do estabelecimento

Entre outras.

Veja a seguir porque vale a pena instalar energia solar e por que essa fonte de energia está em constante crescimento em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Recurso totalmente renovável

Quando falamos que a energia solar é considerada uma fonte renovável de energia, isso significa que a sua matéria prima (a luz do sol) é uma fonte de energia constante e consistente.

Assim, dos recursos renováveis que existem hoje, como energia eólica, energia hídrica e energia solar, a solar é a mais consistente e segura.

O petróleo, por exemplo, que é usado como fonte de energia e combustível no mundo todo, não é um recurso renovável.

Portanto, isso significa que, uma hora ou outra, esta fonte energética acabará para sempre e, com isso, as pessoas que dependem dele ficarão sem energia.

Baixa manutenção

Todo o sistema de painéis solares é bem econômico quando o assunto é a manutenção.

Para isso, o sistema fotovoltaico não possui peças móveis, dessa forma, quase não existe desgaste mecânico.

Além disso, os painéis fotovoltaicos duram mais de 25 anos apenas mantendo uma simples limpeza anual no equipamento.

Economia

A energia solar pode ser gerada em uma residência, em um estabelecimento comercial ou mesmo em uma indústria de forma bem simples e muito eficiente.

Permitindo, assim, uma economia de até 95% no valor da sua conta de luz apenas fazendo uso de energia solar para estabelecimentos comerciais.

Baixo investimento para instalação

Acredite, diferente do que aparenta, o sistema de energia solar é bem fácil de se instalar e seu investimento para instalação é bem em conta.

Assim, apesar de exigir mão de obra qualificada, em apenas um só dia o seu sistema já estará todo montado e funcionando perfeitamente sem custos adicionais.

Produção de energia limpa

Provavelmente, está é uma das vantagens mais importantes da energia solar.

Portanto, mesmo que para se construir um painel fotovoltaico seja preciso o gasto de muita energia, durante sua vida útil o painel solar gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação. De forma limpa e sem agredir a natureza neste processo.

O que considerar na hora da produção

Alguns fatores que devem ser levados em consideração na produção de energia solar e que vão impactar nas estações climáticas são:

  • O tamanho dos dias: quanto maior os dias, mais produção de energia solar;
  • A limpeza dos painéis solares: painéis sujos interferem diretamente na captação da radiação solar;
  • Tempo nebuloso: apesar de não interromper a produção de energia solar, a nebulosidade acaba diminuindo essa produção;
  • Temperatura muito elevada: já vimos que calor é diferente de luz do sol, não é mesmo? Então, saiba que o sistema fotovoltaico considera a temperatura dos painéis solares (e não a do ambiente) para funcionar bem. Ou seja: placas com coeficiente alto de temperatura prejudicam o funcionamento do sistema;
  • Ângulo de inclinação dos painéis solares: a instalação dos painéis solares deve ter um ângulo de inclinação que leva em consideração a latitude local, para que haja a melhor incidência possível de radiação solar durante todo o ano;

Portanto, como deu para ver, a região, a qualidade dos painéis, a instalação, a manutenção e as condições climáticas estão diretamente ligadas a produção de energia solar.

Garanta a sua energia solar neste verão

Neste artigo você conheceu melhor as vantagens e razões para usar energia solar no verão.

E motivos é o que não faltam, não é mesmo?

A boa notícia é que neste verão você pode instalar o seu sistema de energia solar com as melhores condições do mercado.

Quer saber como? Então, clique aqui agora e venha para a HB Soluções Energéticas.

Você não quer ficar de fora!

Leia também
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *