Neste artigo falaremos tudo sobre energia solar residencial.
A energia solar para residências já é uma realidade para o usuário brasileiro que deseja produzir sua própria energia.
Além de todas as vantagens que ela traz para o bolso do consumidor, ela é uma fonte de energia limpa e renovável produzida por meio de painéis solares.
Sua capacidade elétrica permite suprir todo o consumo de eletricidade da casa. Podendo, até mesmo, gerar uma economia de até 95% no valor da sua conta de luz.
Por isso, se você ainda não utiliza energia solar na sua casa e tem dúvidas a esse respeito, não se preocupe.
Aqui você aprenderá tudo o que precisa saber, incluindo:
- O que é energia solar residencial
- Como funciona
- Opções de energia para residências
- Vantagens e muito mais
Vamos começar?
O que é energia solar residencial
A energia solar residencial é a instalação de placas solares e de sistemas de captação de energia fotovoltaica na sua casa.
Sua finalidade é garantir uma certa autonomia energética para propriedades residenciais. Assim como, obter uma maior economia na conta de luz.
O principal diferencial entre esse tipo de sistema e os que são usados no comércio ou na indústria, está na potência gerada.
Esses estabelecimentos (comercial e industrial) normalmente precisam de mais potência energética que as casas.
Por isso, seus sistemas são capazes de captar e armazenar uma quantidade maior de energia solar.
As usinas fotovoltaicas, por exemplo, usam o sistema on-grid na produção e distribuição de energia solar.
Como funciona a energia solar para residências
Esse sistema de energia solar funciona por meio do uso de painéis solares instalados no telhado das casas, gerando energia elétrica quando há a presença da luz do sol.
Dessa forma, essa energia é levada até o inversor solar, que altera a corrente elétrica de contínua para alternada.
Isso é feito para que seja compatível com a corrente da sua residência.
Assim, ela fica pronta para ser usada nos seus aparelhos eletrodomésticos. E em qualquer outro equipamento que precise de energia elétrica.
Além disso, se os painéis solares da sua casa gerarem mais energia do que está sendo consumido, então, essa energia extra será injetada na rede da distribuidora da sua região.
Com isso, é gerado um crédito de energia de volta para você.
Opções de energia solar
Se o que você busca é o máximo proveito elétrico com a maior economia na conta de luz da sua casa, então, o que você busca é um sistema fotovoltaico.
Eles são os responsáveis por gerar energia elétrica por meio da conversão da luz do sol. Assim, eles são mais do que capazes de suprir todo o consumo elétrico da sua casa.
E o melhor, é que não falta luz do sol no Brasil, não é mesmo?
Por isso, não é à toa que essa é uma das fontes alternativas de energia que mais cresce dentro do país.
Assim, se você deseja adotar esse tipo de tecnologia para a sua residência, saiba que hoje existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos:
- On-Grid, que é conectado à rede elétrica
- Off-Grid, que é isolado da rede elétrica
Ambos começam o seu funcionamento a partir das placas solares. Também conhecidas como placas fotovoltaicas, ou ainda, placas solares fotovoltaicas.
Assim, por meio do processo que chamamos de efeito fotovoltaico, as placas convertem a energia do sol em energia elétrica.
Essa energia é gerada em corrente contínua e, por isso, precisa ser convertida em corrente alternada. Pois este é o padrão usado na rede elétrica brasileira.
Para que isso aconteça, é usado o inversor interativo, outro importante equipamento do sistema fotovoltaico.
Desse modo, após adaptar a corrente, o inversor injeta a energia no quadro geral para que ela seja, por fim, distribuída e utilizada em todas as tomadas da sua casa.
A energia gerada pelo sistema costuma ser maior que o consumo da residência nos momentos de geração pico. Esses momentos costumam ocorrer ao meio-dia, horário de maior exposição da luz solar.
Como a energia é algo instantâneo, você precisa usá-la imediatamente. Do contrário, ela deverá ser armazenada.
Por isso, a maior diferença entre esses dois tipos de sistemas fotovoltaicos é a forma como lidam com o excedente de energia que é gerado.
Abaixo você entenderá um pouco melhor sobre cada um deles. Assim, poderá decidir qual deles é o ideal para sua residência.
On-Grid
A grande maioria dos sistemas fotovoltaicos usados no Brasil são do tipo On-Grid. Ou seja, estão conectados à rede elétrica da distribuidora.
Isso acontece porque eles são mais baratos. Além de serem mais vantajosos no quesito economia.
Assim, como o próprio nome já explica, esses sistemas funcionam junto a rede elétrica da sua cidade, injetando a energia excedente no sistema elétrico da distribuidora.
Portanto, de acordo com as regras do segmento de geração distribuída, todas as distribuidoras do país são obrigadas a compensar o consumidor por essa energia injetada através de créditos energéticos.
Por sua vez, esses créditos são usados para abater a energia consumida da rede em momentos onde o sistema não é capaz de suprir o consumo da residência. Ou seja, nos horários de pouca luminosidade ou durante a noite.
Além disso, esses créditos continuam válidos por até 5 anos. O resultado disso é uma economia na conta de luz que pode chegar até 95% do valor.
Off-Grid
Nos sistemas isolados da rede (Off-Grid), a energia excedente que é gerada durante o dia precisa ser armazenada para ser usada durante à noite.
Isso é feito por meio de um banco de baterias e precisa ser muito bem calculado. Do contrário, o imóvel pode acabar ficando sem energia durante os períodos sem luz solar.
Embora esse sistema traga uma total independência da rede elétrica, o que acaba com a sua conta de luz, as baterias são, de fato, o maior problema dos sistemas isolados.
Para se ter uma ideia, os modelos que estão disponíveis no Brasil, além de utilizar uma tecnologia já defasada, têm um valor de aquisição muito elevado.
Além disso, sua vida útil está muito abaixo do tempo de vida dos painéis solares.
Por isso, o uso dos sistemas Off-Grid é indicado apenas para as casas que não têm acesso à rede elétrica.
A boa notícia é que muitas tecnologias estão sendo criadas para esse tipo de sistema. Um exemplo, são as baterias solares como a Powerwall da Tesla.
Infelizmente, elas ainda não estão no mercado brasileiro. Mas esta é uma tendência de mercado que deve chegar em breve ao Brasil.
Principais vantagens
Entre muitas vantagens da energia solar residencial, uma das principais é que ela valoriza a sua casa.
Pense bem, você gostaria de viver em uma casa com energia solar, com a conta de luz reduzida a até 95% do valor?
Além disso, a energia solar para residências acaba com o aumento da conta de luz.
Por isso, uma vez que você instala a energia solar na sua casa não terá mais que se preocupar com os aumentos da tarifa de energia elétrica.
Assim, as outras vantagens que você terá ao instalar um sistema de energia solar na sua residência são:
- Uso de energia sustentável
- Produção de energia silenciosa
- Instalação rápida
Passo a passo para instalação
Se você se interessou pela energia solar residencial e agora quer saber também como é o passo a passo para a instalação dessa tecnologia na sua casa, então continue lendo.
Entenda sua conta de luz
Ao entender a sua conta de luz você entenderá quais são as necessidades energéticas da sua residência.
Além disso, esse passo também te ajuda a planejar melhor o seu orçamento.
Para isso, veja qual é o consumo médio em KWh para calcular a potência do sistema de energia solar que irá precisar para a sua casa.
Procure uma empresa confiável
O sucesso do uso da energia solar em sua residência depende diretamente da qualidade do serviço prestado pela empresa responsável pela sua instalação.
Por isso, procure sempre por um serviço bem recomendado e experiente.
Busque por profissionais treinados, especialistas no assunto, com muitos anos no mercado da energia solar.
E, acima de tudo, evite as empresas que oferecem um preço ou mesmo um tempo de garantia muito abaixo do mercado.
É aquela velha história do barato que geralmente sai bem caro.
Homologue a instalação junto à distribuidora
Se informe a respeito das políticas relacionadas com a instalação de placas solares na sua região.
Afinal, se você optar pelo uso do sistema on-grid, você irá precisar da autorização da distribuidora da sua região para que sejam feitas as devidas adaptações em seu relógio.
Melhorias que a energia solar traz para sua casa
A energia elétrica é um recurso de extrema necessidade. É ela que mantém os aparelhos da sua casa funcionando, além de fornecer iluminação, segurança e conforto.
Assim, a geração de energia através de um sistema fotovoltaico bem conquistando tantos adeptos no Brasil. Pois ela se mostra uma das soluções mais lucrativas e simples de se obter energia elétrica limpa e barata.
Por isso, os sistemas fotovoltaicos são extremamente úteis para as residências. Assim como, para as empresas e para os estabelecimentos comerciais.
Para que entenda melhor, a seguir você conhecerá as formas pelas quais a geração de energia solar fotovoltaica pode ajudar nas suas atividades domésticas.
Jardim e quintal
Uma das principais formas em que a energia fotovoltaica pode ajudar no cuidado do seu jardim e quintal é no sistema de iluminação.
Para isso, não é preciso a instalação de sistemas fotovoltaicos completos.
No momento, existem diversas opções de lâmpadas e sistemas de iluminação no mercado que funcionam de maneira independente, captando a energia solar e convertendo em energia elétrica para iluminar ambientes externos.
Assim, uma boa iluminação em ambientes como jardins e quintais ajuda a valorizar a sua casa. Além disso, torna o ambiente mais seguro mesmo durante a noite.
Quarto
Ter a energia solar como fonte primária de consumo e geração de energia é uma solução eficaz para diminuir o consumo em toda a sua casa, incluindo os quartos, é claro.
Assim, a energia solar serve ao propósito de alimentar aparelhos eletrônicos como:
- tv
- rádios
- computadores, etc.
Além disso, você também pode usar a energia solar em abajures, lâmpadas e todos os equipamentos que utilizem energia elétrica dentro de um quarto.
Incluindo, o seu ar-condicionado.
Cozinha
A energia fotovoltaica também pode ser útil nas cozinhas domésticas.
Dessa forma, a energia solar será responsável por manter os seus eletrodomésticos como a geladeira, fogão e o micro-ondas funcionando em sua total capacidade.
Sala
A energia solar é uma fonte de energia versátil, com aplicações diversas. Incluindo o seu uso em salas de estar.
Aparelhos elétricos, como o ar-condicionado, a televisões, os rádios, os consoles de jogos e muitos outros podem ser usados por meio da energia solar residencial gerada por sistemas de placas fotovoltaicas.
Assim, se o consumo total superar a capacidade fotovoltaica instalada, o uso de baterias ou da rede de distribuição pública poderá suprir qualquer lacuna.
Dessa forma, garante que a economia na conta de luz ainda seja bastante satisfatória.
Vale a pena instalar energia solar residencial?
Se você chegou até aqui e ainda está se perguntando se vale a pena instalar a energia solar residencial, então, analise a seguinte situação.
A adoção de um sistema fotovoltaico é um investimento e não um gasto, já que ele tende a se pagar por completo com cinco ou seis anos de uso.
Além disso, os módulos fotovoltaicos têm boa duração. Dessa forma, você pode usá-los por até mais de 25 anos.
Isso acaba se tornando um diferencial no valor do imóvel, caso precise vender ou alugar a casa.
Sem falar que o custo-benefício se estende para diversos outros segmentos.
Inclusive para os condomínios, que têm grandes chances de se tornarem uma unidade geradora de energia. Possibilitando, assim, o retorno do investimento de forma mais rápida.
Além de tudo isso, também não podemos esquecer da vantagem de se ver livre das tarifas abusivas da conta de luz, que estão cada dia maiores.
O Sol é uma fonte inesgotável de energia, por isso, ao contar com um modelo fotovoltaico você desfrutará de uma energia limpa e sustentável.
Ou seja, além de economizar, você também contribui com a preservação do nosso planeta.
Então, não perca mais tempo. Clique aqui e fale conosco.