Como Preparar o Imóvel Para Ter Energia Solar Em Casa - HB Soluções Energéticas

Como Preparar o Imóvel Para Ter Energia Solar Em Casa

Como Preparar o Imóvel Para Ter Energia Solar Em Casa

O uso da energia solar em casa tem sido a alternativa buscada pelos consumidores que desejam pagar menos na conta de luz. Uma realidade que vem dando certo, já que o Brasil tem grande potencial de geração desse tipo de sistema. 

Assim como as empresas, indústrias e fábricas, as residências também vêm apostando na economia de até 95% no valor da fatura, isso, por meio do sistema de compensação de energia criado pelo setor. 

  • Energia Solar 
  • Escolha da Empresa 
  • Benefícios do Sistema 

No entanto, para ter acesso não basta querer, tendo em vista que, a instalação desse sistema requer toda uma adequação para o seu funcionamento. E aí onde surgem as dúvidas dos consumidores. Ou seja, sobre esse processo para se adequar e se vale mesmo a pena o investimento. 

Por isso, nesse artigo, vamos explicar como preparar seu imóvel para receber o sistema de energia solar, respondendo as principais dúvidas sobre a viabilidade de adesão. 

Preparando o imóvel para ter energia solar em casa

Antes de mais nada, ao se preparar para instalar energia solar em casa, você deve se atentar a esses pontos a seguir:

Se certifique quanto a área utilizada

Para ter acesso a energia solar em casa, o seu telhado ou laje precisa ter uma área livre de no mínimo 10 m². Porém, dependendo de sua demanda, é possível que você venha a precisar de uma área maior.

Melhores coberturas para o sistema fotovoltaico

Para cada telhado existe um tipo de estrutura, assim sendo, é possível instalar o sistema fotovoltaico em telhado metálico, fibrocimento, cerâmico e em telhado de barro. 

É importante destacar que, cada telhado exige um sistema de fixação diferente. Dessa forma, o sistema de fixação representa uma parte importante do orçamento e precisa ser considerado no processo de preparar a residência para receber a energia solar. 

Posição das placas no telhado

A posição da placa influência na capacidade de produzir eletricidade. No entanto, não é sempre que vai ser possível encontrar a direção perfeita. 

Por exemplo, uma placa posicionada para sombra não vai ter a mesma eficiência de uma placa colocada na direção do sol. Por outro lado, colocar a placa na direção do sol de qualquer jeito pode correr no mesmo erro. 

Dentro das várias possibilidades, o ângulo considerado ideal para produzir o máximo de energia com os painéis fotovoltaicos é a placa inclinada para o Norte. Assim, ela recebe o sol de manhã quando nasce até a tarde quando ele se põe.  

Tamanho dos painéis

Os painéis fotovoltaicos ou placas solares, são um dos principais equipamentos do sistema. Uma dica para o layout desse sistema de energia é usar números pares de painéis. Isso porque, além de mais bonito esteticamente falando, facilita na configuração do inversor fotovoltaico.

O mercado dispõe de dois modelos principais que são utilizados atualmente: são os painéis de 270, 275, 280 até 290 Watts; possuem todos 60 células e medem tradicionalmente 166 cm de altura por 99 cm de largura e de 4 a 5 cm de profundidade.

E os painéis de 330, 335, 340 até 375 Watts, que possuem todas 72 células e medem tradicionalmente 198 cm de altura por 99 cm de largura e de 4 a 5 cm de profundidade.

Cuidado quanto ao peso dos painéis

Apesar de todos os tipos de telhado e laje estarem preparados para receber este peso adicional, é possível que a estrutura precise de reforço, logo, deve ser analisada no sentido de verificar se vai suportar essa carga. 

A carga adicionada é de aproximadamente 15 kg/m². Porém, quando se trata de telhados com coberturas metálicas, como telhas trapezoidais comum ou termoacústicas, essa carga pode ser de 13,5 kg/m². 

O peso varia conforme a estrutura de fixação, então, isso significa que é importante ficar atento ao que comporta essa estrutura. Um fator que deve ser analisada por um engenheiro durante a visita técnica antes da instalação da energia solar em casa. 

Local para instalação do inversor

O inversor é o equipamento que vai garantir a estabilidade e o funcionamento correto do sistema, por isso, vários cuidados devem ser considerados. O aparelho deve estar protegido do sol, da água e livre de umidade. 

Além disso, eles podem ficar próximos ao quadro de luz, perto do sistema de energia solar. Tem inversores que são apropriados para funcionar ao ar livre, todavia, a durabilidade depende do nível de proteção. 

Os aparelhos ideais para residências ocupam um espaço de 70 cm x 50 cm x 25 cm até 80 cm x 55 cm x 25 cm, em termos de altura, largura e profundidade. É importante garantir a circulação de ar na estrutura da máquina, assim, se evita o aquecimento em excesso.

Eletrodutos e conexões

Eletrodutos ou a conduítes (fios e cabos elétricos), tem a função de proteger a fiação elétrica de uma construção, seja de uma casa, uma empresa ou indústria. Nesse caso, é preciso escolher fios e cabos elétricos certos, para evitar acidentes.

Dada a importância para segurança e funcionamento da sua instalação elétrica, é preciso identificar e separar a fiação deste circuito até o inversor. Existem duas opções de eletroduto, ou seja, pode ser aparente ou embutido. 

Em residências, considere que até 4 cabos de 6mm devem vir dos painéis (telhado) até o inversor (perto do quadro de luz).

Aterramento do sistema

O aterramento nos sistemas de geração solar é outro fator importante e que deve ser levado em conta no processo de instalação. 

A regra é: todos os sistemas fotovoltaicos devem ser aterrados, pois, além de prevenir acidentes, garante a segurança e o bom funcionamento.  

O aterramento pode ser feito de várias formas, para isso, os detalhes do local e a demanda da residência direcionam o trabalho técnico. 

Razões para ter energia solar em casa

Rápido retorno do investimento

Por tudo que já falamos até aqui já deu para perceber que aderir ao sistema de energia solar é, antes de tudo, um investimento. Quando se instala o sistema, começa a reduzir o valor da conta de luz, logo, esse valor estará retornando para você. 

Lembre-se que você obterá esse retorno mensalmente durante os mais de 25 anos de vida útil do sistema. Ou seja, esse prazo ultrapassa em muito o período que você tem para quitar o que foi investido, ainda que tenha sido um período de cinco anos, por exemplo.  

Fora isso, o sistema une duas grandes vantagens que é baixo custo e sustentabilidade, já que sua matéria prima vem da natureza. Assim, os recursos são usados de forma abundante e renováveis.   

Longa vida útil

Assim, ainda que o custo de aquisição seja considerado alto, levando em conta os gastos com a instalação e a compra dos painéis solares, você verá que tudo isso é compensado com o tempo de vida útil dos painéis. Que gira em torno de 25 anos. 

A grande vantagem aqui é que a economia nas contas de luz abate esse investimento, tendo em vista o tempo de duração dos painéis. 

Numa visão ainda mais otimista do setor, estima-se que essa validade só tende a melhorar, pois os materiais que formam o kit gerador têm ganho cada vez mais qualidade.

Pouca manutenção

O baixo custo de manutenção é um grande atrativo para ter energia solar. O cliente quase não tem gastos com reparos, ou seja, o máximo que pode acontecer é ser preciso fazer uma limpeza nos módulos de energia solar, conforme os detalhes do ambiente onde eles estão instalados.

Resistência

Uma dúvida muito comum dos que pretendem instalar a energia solar é com relação à resistência das placas. Porém as empresas garantem que as placas de energia solar de hoje vêm protegidas por uma camada de vidro temperado e que são considerados bem resistentes em termos de qualidade e tempo de duração.

Rápida instalação

O sistema de energia solar reúne diversas vantagens. Entre elas, o seu tempo de instalação. Esta é uma outra vantagem de escolher a energia solar: a rapidez na sua instalação.

Geração silenciosa

A geração fotovoltaica tem a característica de ser silenciosa, isso devido a utilização de um processo fotoquímico, e não mecânico, para gerar energia elétrica. Assim, além de economizar, com esse sistema ainda é possível se beneficiar de seu silêncio. 

Imunidade contra a inflação

A inflação energética e a bandeira tarifária deixam de existir quando se opta pelo sistema de energia solar, isso porque o consumidor passa a gerar sua própria energia. Um fator importante, se você considerar os constantes aumentos da fatura de energia elétrica. 

Nesse caso, imagine que você usa a energia da rede elétrica durante a noite, mesmo assim, você bate esse consumo com os créditos gerados. Já que, cada watt de energia injetado na rede se converte em crédito para você. 

Resumindo, mesmo com os constantes aumentos no preço da energia, a sua conta de luz continua a mesma. Com o sistema você pode zerar o seu consumo da rede distribuidora e, dessa forma, conseguir uma economia de até 95%.

Como escolher a melhor empresa para instalar sua energia solar

Se agora que você já conhece melhor como funciona e o que é necessário para instalar energia solar em casa, você está se perguntando como escolher a melhor empresa para esse serviço, não se preocupe.

Abaixo você encontra dicas úteis para te ajudar.

Site da empresa

Buscar informações é o passo mais importante. Assim, a sugestão é que seja feita uma busca pela internet, espaço onde irá encontrar o máximo de informações sobre as empresas que trabalham com esse tipo de sistema.

É provável que o consumidor se depare com uma infinidade de opções. Nesse caso, é preciso se atentar a questões do tipo: preço mais viável e feedbacks de clientes que já utilizaram os serviços dessa empresa.

Profissionais qualificados

Analise a equipe de profissionais, e veja se ela é capacitada. Isso porque, existe uma infinidade de empresas que trabalham com esse sistema de energia, logo, é comum que existam profissionais que não são qualificados para garantir um serviço de qualidade e com segurança.

Legislação Nacional da Geração Distribuída

Durante o contato com a empresa que está oferecendo o sistema de energia solar, é importante se informar sobre a legislação vigente, no caso as Resoluções Normativas que regem o sistema de geração distribuída no Brasil de nº482/2012, e a Resolução Normativa de nº687/2015. 

Além desta, existem outras modalidades de geração compatíveis com a energia solar estabelecidas pela Aneel, como é o caso das de autoconsumo, geração compartilhada e autoconsumo remoto. 

Recursos de simulação e visita técnica

O processo de instalação inclui algumas etapas. Algumas delas têm necessidade de um simulador de energia solar, gratuito, que calcule o tamanho e valor do sistema a ser instalado na residência do consumidor. 

Uma outra etapa é a visita técnica feita pela equipe da empresa. Através desta visita são coletadas as informações que serão usadas para a realização do projeto, tipo, a direção e inclinação do telhado, local para a instalação do inversor e condições da fiação elétrica. 

Acompanhamento e assistência técnica

O serviço técnico não encerra com a finalização da instalação, ou seja, é preciso que a empresa acompanhe o cliente no pós-venda. 

Dúvidas podem surgir depois desse processo de instalação do sistema, diante disso, escolha uma empresa que possa oferecer um suporte de atendimento, seja uma vistoria técnica ou até mesmo uma manutenção quando necessário. 

Conclusão

Neste artigo você viu as principais informações sobre como preparar seu imóvel para receber a energia solar. Além disso, pôde as melhores vantagens, as etapas de instalação e dos cuidados no momento de escolher a empresa para o seu serviço.

Assim, não há dúvida do quanto vale a pena o investimento em energia solar. E o retorno é a principal garantia, apesar dos custos.

Agora é sua vez de buscar a melhor empresa que possa trabalhar a instalação desse sistema e trazer para sua casa: economia e sustentabilidade.

Se você tem interesse em investir no sistema fotovoltaico clique aqui e tire todas as suas dúvidas.

Leia também
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *