Quando Você Deve Expandir Seu Sistema Fotovoltaico - HB Soluções Energéticas

Quando Você Deve Expandir Seu Sistema Fotovoltaico

Quando Você Deve Expandir Seu Sistema Fotovoltaico

Você sabia que é possível expandir o sistema fotovoltaico da sua residência? Caso não, vamos falar neste artigo sobre o aumento de potência dos sistemas de produção de energia solar. E mais, vamos mostrar quando você deve fazer essa solicitação e por quem deve ser feita. 

Se você já vem de um processo de pesquisa sobre energia solar, se já tem esse sistema e quer expandir, provavelmente já conhece os principais benefícios dele para o bolso e para o meio ambiente. Ou seja, você já sabe que a produção da energia fotovoltaica é limpa e sustentável e que promove uma economia de até 95% na conta de luz. 

  • É Possível Expandir seu Sistema Fotovoltaico? 
  • Qual o momento de expandir seu sistema fotovoltaico 
  • Quem Pode Fazer a Expansão do Sistema

Imagine que além de todos esses benefícios, com o passar do tempo, você poderá expandir o sistema de forma a se adequar a sua nova realidade de consumo. Melhor, de forma rápida e sem nenhuma complicação.

Características do sistema de energia fotovoltaica

Renovável e sustentável são as principais características da energia fotovoltaica. Especialmente, quando pensamos nos benefícios da energia solar para o meio ambiente.  O fato dela ser realmente renovável e inesgotável, visto que, depende apenas da existência do sol, é o que a torna um dos bens em que as empresas, indústrias e comércio tem mais investido nos últimos anos.  

A energia solar é totalmente limpa, não acumulam resíduos. Logo, se considera extremamente benéfica ao meio ambiente. Isso porque, a única poluição proveniente da fabricação dos equipamentos pode-se facilmente controlar por meio de um processo de reciclagem.

Devido ao avanço da tecnologia, constata-se uma relação inversa entre o preço dos painéis e a sua produtividade. Ou seja, os painéis estão cada vez mais avançados em tecnologia, mais eficientes, e com preços menores. A consequência disso é uma energia barata e eficiente. 

Uma outra característica é que, como os painéis podem chegar a durar até 25 anos, o custo-benefício é bastante vantajoso. E porque não destacar o fato de se tratar um bem que pode se instalar em lugares pequenos ou remotos, tipo, uma fazenda localizada longe do centro urbano? 

Como calcular um projeto de energia solar

Dimensionar o sistema solar fotovoltaico é fundamental no processo de planejamento de uma instalação de energia solar. Isso inclui conhecer bem a demanda energética do consumidor e as características do local em que as placas estão instaladas.

Essas informações vão possibilitar um cálculo do projeto de energia solar com mais precisão, sem desperdiçar sistemas superdimensionados, e o que é mais importante, evitar decepção com uma geração insuficiente.

Mesmo que pareça simples calcular um projeto de energia solar, falhas no cálculo do dimensionamento ou a simples negligência com essa etapa, são uma das razões que justificam uma expansão prematura do sistema solar fotovoltaico. 

Lembre-se que qualquer erro nesse processo pode significar gastos altos na correção futura e, principalmente, se for preciso realizar a troca do inversor.

O inversor responsável por converter a energia gerada nos painéis solares na eletricidade que de fato se utiliza pelos beneficiários do sistema. Assim, a capacidade do inversor está determinada com base no potencial de geração geral dos painéis solares, isso significa que um inversor com capacidade além do necessário pode ser exagero. Por outro lado, uma capacidade menor se torna um problema e não aproveita toda a energia gerada.

Dimensione o sistema solar fotovoltaico

O dimensionamento do sistema solar fotovoltaico é uma etapa bastante importante no planejamento de uma instalação de energia solar. Para não correr riscos, se precisa conhecer a demanda energética do consumidor, assim como as características do local em que as placas estarão instaladas.

O dimensionamento do projeto envolve a demanda projetada e a área útil disponível para instalação das placas. Portanto, se o sistema está instalado em um local que já consome energia da concessionária, a situação se torna mais simples. Já que, basta reunir informações de consumo das últimas 12 faturas, atentos aos picos sazonais, que precisam ser contemplados pelo sistema fotovoltaico.

Ou seja, se o projeto se destina a uma nova edificação ou para um local em que haverá mudanças significativas no consumo. Como uma indústria em expansão, por exemplo, apenas a análise do histórico é determinante. A demanda deve ser estimada com base nos equipamentos que serão conectados e seu tempo de uso diário.

Se a demanda for irregular, é fundamental estimar o consumo nos picos para impedir que falte energia quando eles acontecerem.

Assim, após estimar a demanda, o momento é de avaliar a área útil disponível para saber se atende o sistema exigido pelo local. Além de telhados, outros tipos de coberturas, estacionamentos ou espaços subutilizados podem ser convertidos em pontos para a instalação dos painéis.

Além disso, uma outra informação importante é que existem painéis solares com capacidade de geração diferentes. Portanto, há casos em que pode ser mais barato investir em vários com capacidade menor, se houver espaço maior disponível. Já nos lugares menores, a alternativa são os painéis mais potentes, naturalmente, mais caros.

É possível expandir seu sistema fotovoltaico?

A essa a pergunta vamos responder: sim. Veja, além de todas as vantagens, o sistema de energia solar pode ser ampliado, caso você ache necessário. 

Assim, essa ampliação é feita por meio da adição de novos painéis ao sistema já existente. Além disso, é possível utilizar o mesmo inversor se a capacidade de ele comportar, do contrário, basta fazer a aquisição de um novo inversor que suporte a nova capacidade de produção do sistema. 

Por isso, muitos consumidores optam pela instalação de um segundo sistema completo. No entanto, escolher a melhor opção depende da estrutura que já existe e do estudo da empresa especializada responsável pelo projeto. Esta é quem vai avaliar as necessidades e oportunidades de expansão.

Quando é o momento de expandir seu sistema fotovoltaico

A vida útil de um sistema fotovoltaico é em torno de 25 anos. Diante disso, muitos sentem a necessidade de expandir a produção para atender uma demanda maior de energia. Assim sendo, a necessidade de solicitar uma expansão do sistema fotovoltaico está relacionada com a de aumentar a produção. 

Assim, as empresas são as que mais optam por expandir o seu sistema fotovoltaico, pois acabam precisando de mais energia para manter tudo funcionando. Até mesmo nas residências essa necessidade surge quando há um aumento no consumo devido a aquisição de muitos aparelhos e equipamentos. 

Portanto, uma outra situação é quando essa residência tem um aumento no número de pessoas que passam morando no mesmo local. Resumindo, o momento certo para expandir o sistema é quando há um crescimento na demanda de energia que não está sendo atendido pelo modelo atual.

Como expandir seu sistema fotovoltaico

Como é feita a expansão do sistema fotovoltaico

A exemplo da primeira instalação, a expansão também é criteriosa e exige um dimensionamento cauteloso na análise da área disponível, assim como a nova demanda de consumo. 

No geral os sistemas são modulares e permitem que novos painéis sejam integrados a eles. Dificilmente será necessário retirar as placas antigas. Isso pode ser feito em casos em que o telhado não tenha espaço suficiente para expansão. Em alguns casos pode ser necessária a substituição do inversor, isso se houver um aumento significativo de potência.

Adicionando mais painéis

Se o seu conversor consegue receber mais carga de energia, isso é muito positivo. Pois será necessário apenas adquirir mais painéis solares para sua instalação. Essa situação implica em um menor custo quando comparada a outras.

Os painéis que são utilizados no mercado, no geral, não atingem a potência máxima de produção. E quando consideramos a situação no Brasil, com clima quente em praticamente todo o território, os painéis tendem a perder ainda mais eficiência com temperaturas muito altas. Isso porque o material utilizado para a produção deles é semicondutor.

Nesse caso, basta redimensionar o inversor do seu sistema para aumentar a produção de energia solar, trabalho que terá um custo acessível. 

Trocando o inversor e adicionando painéis

Embora o custo seja mais alto, trocar o inversor é uma alternativa quando o seu caso não é possível de ser resolvido apenas adicionando painéis. 

Se quando você instalou sua fotovoltaica, você optou por um inversor mais simples, é possível trocá-lo para um mais eficiente, além de adquirir novos painéis para o seu sistema. Isso, provavelmente, vai atender sua demanda. 

Comprar um novo sistema fotovoltaico

Uma outra solução é a aquisição de um sistema novo e instalá-lo perto do antigo. Essa alternativa não compromete a garantia do seu sistema e fica totalmente seguro com a escolha, já que agora você dispõe de uma nova garantia. 

Isso considerando o fato de você ter contratado uma outra empresa para fazer o serviço, que não foi a que você contratou para o sistema antigo. Essa opção, inclusive, pode até ser mais em conta que o ajuste do seu antigo. A sugestão é que você realize pesquisa bem antes de decidir o que vai fazer.

Quem pode fazer a expansão do meu sistema fotovoltaico

Só é possível expandir o sistema após ser feito um estudo do sistema atual. Nesse caso, o caminho é solicitar os serviços de uma empresa especializada, que possa garantir que vai atender suas necessidades com segurança. 

Nessa avaliação, inclui saber qual a capacidade produtiva do sistema e calcular o redimensionamento necessário para atingir a nova meta de produção. Fora isso, será avaliada se há uma necessidade ou não de substituição de painéis e do inversor solar. Já que em alguns casos é possível apenas adicionar novos painéis. 

Portanto, para evitar prejuízos dentro de um investimento considerável como este, o interessante é que se busque uma empresa de confiança. Lembrando que, você pode fazer essa expansão tanto com a empresa que realizou a primeira instalação do seu sistema, quanto com uma nova empresa. Nesse último caso, você passará a contar com uma nova garantia. 

A importância dos sistemas flexíveis

Criar sistemas flexíveis é fundamental para que os redimensionamentos dos sistemas não tragam problemas. Nesse caso, é importante antecipar o máximo a previsão de expansão no momento da criação do projeto. 

E o que vem a ser o painel solar flexível? Este é elaborado por meio da tecnologia de fotovoltaico orgânico (OPV), com suas células fotovoltaicas sendo impressas sobre um filme plástico. Essas células são compostas de uma tinta à base de carbono, capaz de captar a luz solar e transformá-la em energia. 

São cinco camadas de tinta impressas por equipamentos que operam de forma semelhante. Entre essas cinco, duas dessas camadas são intermediárias, desenvolvendo os elétrons; uma é impressa por cima, transportando as cargas positivas; outra se encontra na porção inferior para conduzir cargas negativas. Por último, há um terminal metálico.

Como fazer um projeto de energia solar flexível

A expansão de um sistema solar fotovoltaico pode ser encarada como um fato comum. Inclusive, na primeira etapa do seu planejamento você já pode incluir o projeto de energia solar de forma mais flexível.

Exemplo, uma indústria ou empresa que visualiza uma perspectiva de crescimento logo na elaboração do primeiro projeto, já pode incluir o sistema flexível nesse projeto e contar com elementos que facilitarão uma futura expansão.

Assim sendo, se você prevê um crescimento de demanda inevitável, a orientação é que adquira um inversor com mais capacidade no primeiro investimento. Isso porque, na hora de expandir é só comprar mais painéis e conectá-los, o que é uma operação bem simples. Inclusive é possível deixar um espaço reservado para as próximas placas.

Quando o sistema precisa lidar com picos extremos de consumo alternados com longos períodos de baixo uso, as baterias podem ser a solução. Ou seja, antes de apostar em expandir capacidade de geração, avalie se a compra de baterias, normalmente utilizadas em instalações off-grid, não garante a energia para os picos, guardando o que é produzido em outros momentos.

Conclusão

Se você já tem um sistema solar e está com a ideia de expandi-lo em virtude da sua necessidade, contate nossa equipe. Nossos profissionais podem avaliar sua necessidade e apresentar um projeto compatível com a sua demanda. 
Acesse o nosso site e solicite um orçamento.

Leia também
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *