Checklist da Energia Solar: Como Escolher a Empresas Certa - HB Soluções Energéticas

Checklist da Energia Solar: Como Escolher a Empresas Certa

Checklist da Energia Solar: Como Escolher a Empresas Certa

Este checklist da energia solar é feito especialmente para você que deseja gerar a sua própria energia limpa em casa ou na sua empresa.

Assim, se você está pensando em tomar essa decisão, é importante levar em consideração alguns aspectos. Principalmente, os que dizem respeito a: custos, garantias e, é claro, a empresa que será contratada.

Afinal, essa é uma decisão importante que te levará para um outro nível no uso da energia.

Por isso, pensando em como te ajudar na hora de tomar essa decisão, criamos esse checklist para você.

Assim, você estará preparado na hora de analisar os aspectos principais ao adotar o sistema de energia solar.

Checklist da energia solar

Quando estiver decidido a adotar a energia solar na sua residência ou empresa, você precisará conhecer as perguntas certas para fazer na hora de escolher a empresa que instalará o seu sistema de painéis solares.

Por isso, a seguir você conhecerá os principais pontos que você precisa analisar ao escolher o seu painel solar fotovoltaico. E, consequentemente, a empresa que te ajudará com a instalação.

Então, vamos começar!

Custo

É óbvio que a parte relacionada aos valores é muito importante na hora da sua decisão. Mas não pode ser o fator mais importante.

Afinal, o sistema de energia solar deve durar de 20 a 40 anos, portanto, qualidade e desempenho são fundamentais.

Assim, como acontece com a maior parte das coisas neste mundo, você recebe por aquilo que você paga!

Então, se você está se perguntando o que considerar um “preço razoável” para um bom sistema de energia solar, dê uma olhada antes no quanto você pode economizar com esse sistema. Só assim, você saberá de fato o real valor deste produto.

Garantias e manutenção

Todos os painéis solares fotovoltaicos perdem cerca de 0,5% a 1% de sua eficiência por ano.

Portanto, o fornecedor desse sistema deve oferecer uma garantia de eficiência duradoura. Assumindo, assim, uma perda de no máximo 20% de sua eficiência ao longo dos anos.

Normalmente, a garantia é definida da seguinte forma:

  • De 5 a 10 anos para o Inversor Solar
  • De 1 a 5 anos, garantia da mão de obra.

Assim, ao entrevistar uma empresa, pergunte como você saberá se o seu sistema de energia solar está funcionando bem e de forma adequada.

Algumas empresas fazem o monitoramento do seu sistema através da internet. Enquanto que outras, podem inspecionar o seu sistema regularmente.

Geralmente, a empresa poderá voltar um mês após a instalação ou, mesmo, ligar para verificar com você se o seu sistema está funcionando de acordo com o prometido.

Compatibilidade

Acredite, ter um bom relacionamento com o seu fornecedor é um passo fundamental na hora de realizar um projeto tão importante.

Afinal, um bom relacionamento garantirá que os problemas serão resolvidos o mais rápido possível.

Portanto, escolha uma empresa que faça você se sentir confortável. Por exemplo: se você gosta de fazer muitas perguntas e se interessa pelos mínimos detalhes, procure uma empresa que te explique tudo detalhadamente.

Abaixo você encontra uma lista com algumas perguntas que podem lhe ser bem úteis nesse momento:

Painel Solar
  • Quem é o fabricante do painel solar que oferecem?
  • Quais as garantias que vêm com o painel solar?
  • Qual a tolerância negativa sobre a potência do painel solar? (Esta é a quantidade de “margem de erro” que o fabricante permite ao falar da potência mínima do painel solar. Assim, 0% de tolerância, ou tolerância positiva é excelente; mais do que -5% pode ser um sinal de alerta)
  • O painel solar possui diodos de bypass? (eles melhoraram o desempenho do painel solar, assim, ele será menos impactado pela sombra de nuvens ou folhas)
  • Qual é o IP (grau de proteção) do painel solar? (Não é recomendado um menor que 65).
  • Qual a espessura do vidro dos painéis solares? (É importante que o vidro do seu painel solar tenha pelo menos 3mm de espessura, assim, ele suportará chuva de granizo.
  • Inmetro e IEC 61215? (O painel solar precisa ter no mínimo a aprovação do Inmetro e, tão importante quanto, ele precisa ter o IEC 61215
Inversor Solar
  • Quem é o fabricante do Inversor solar?
  • Quantos anos de garantia ele tem?
  • Qual a eficiência do inversor que será usado? (Menos que 94% para inversores de sistemas conectados à rede elétrica não é o ideal)
  • Qual o grau de proteção (IP)? (Menor que IP55, é melhor instalar o Inversor Solar em um lugar arejado, mas protegido da chuva e da poeira. Aliás, existem caixas de proteção para inversores, vale a pena perguntar ao instalador)
  • O Inversor possui MPPT? (Isso fará os inversores serem mais eficientes)
  • O Inversor pode ser conectado ao seu computador? Se sim, existe custo adicional? (Apesar de não ser fundamental, esta é uma boa forma de monitorar o desempenho do seu sistema)
  • Além de conectar o inversor solar ao computador, de que outra forma é feito o monitoramento da produção de energia?
  • O inversor possui uma tela com essas informações? Por quanto tempo essas informações ficam armazenadas?
Sobre a instalação
  • A equipe que irá instalar o gerador de energia solar é composta por funcionários da própria empresa ou subcontratados? (Assim, você saberá melhor quem estará vindo a sua propriedade)
  • Qual o tipo de sistema/estrutura de fixação será utilizado para fixar os painéis solares? (Se puder, prefira os de alumínio. Afinal, os de eles são mais leves e tendem a durar mais)
  • O preço que está sendo orçado já inclui a conexão do seu sistema de energia solar à rede elétrica?
  • Será a distribuidora que instalará o seu novo relógio de luz bidirecional ou será a empresa?
  • A empresa que está fornecendo o sistema irá se encarregar de preencher a papelada necessária para conectar o seu sistema na rede elétrica? (Afinal, você não quer lidar com isso sozinho!)
  • Os conduítes que serão usados para esconder alguns cabos possuem proteção UV?
  • Os cabos e conectores utilizados na instalação do sistema solar possuem proteção UV?
  • Esses cabos e conectores são específicos para corrente contínua?
  • Qual a marca e garantia deles? (É fundamental que a empresa utilize cabos e conectores específicos para esses sistemas. Assim, eles devem durar tanto quanto os seus painéis solares e inversores)

Conexão com a rede de energia distribuidora

Outra parte que não pode ficar de fora do seu checklist da energia solar é a conexão com a rede de energia distribuidora.

Assim, apesar de ser uma parte meio chata, ela é bem importante. Afinal, vivemos em um país bem burocrático e aqui, tudo envolve muita papelada.

Portanto, se certifique que a empresa de energia solar contratada dará entrada junto à distribuidora com todos os papéis necessários logo no começo da obra.

Caso contrário, você poderá esperar um pouco além do desejado para ter o seu sistema solar oficialmente conectado na rede distribuidora.

Entenda sua conta de luz

Um outro ponto que vale a pena dar atenção é a sua conta de luz. Assim, você deve analisar bem o seu gasto e o seu padrão de consumo. Afinal, essa média de consumo definirá a dimensão do seu sistema fotovoltaico.

Portanto, considere todos os elementos de custos que serão minimizados e aqueles que não serão afetados com o seu projeto.

Por exemplo: o custo de disponibilidade da distribuidora, a contribuição para iluminação pública, etc. Afinal, uma vez que seu sistema esteja conectado à distribuidora, você não pode zerar sua conta de luz.

Mas acredite, com a energia solar você chegará bem perto!

Assim, verifique a expectativa de retorno do investimento. Para isso, considere a expectativa de economia nos gastos de eletricidade e o investimento.

Desse modo, você conseguirá ter uma percepção inicial do retorno do investimento e do payback, ou seja, em quantos anos o investimento será pago.

Conheça o sistema fotovoltaico

Os painéis solares, que também são conhecidos como módulos, são os responsáveis por transformar a radiação do Sol (ou seja, os raios solares) em Energia Elétrica.

Assim, eles são especificados de acordo com a quantidade de energia demandada (carga), podendo variar de:

  • peso
  • tamanho
  • cor
  • eficiência

Assim, ao escolher o que será instalado na sua residência, é bom conhecer um pouco mais sobre cada tipo.

Processo de instalação

Para que você compreenda melhor cada detalhe do funcionamento e instalação desses sistemas, nesta parte do nosso checklist da energia solar, veremos as partes dos componentes básicos que formam um Sistema Fotovoltaico.

Painéis Solares: Também conhecidos como módulos, eles são os responsáveis por transformar a radiação do Sol (ou seja, os raios solares) em Energia Elétrica.

Assim, eles são especificados de acordo com a quantidade de energia demandada (carga), podendo variar de:

  • peso
  • tamanho
  • cor
  • eficiência

De acordo com a potência e o material que será utilizado.

Controladores de Carga: Os controladores de carga são as válvulas do sistema que controlam o processo de carga e descarga das baterias. Evitando, assim, que ocorram sobrecargas ou descargas exageradas na bateria.

Desse modo, aumentando a vida útil e a eficiência do seu sistema.

Lembrando que esse dispositivo só é utilizado nos sistemas Off-Grid (conectados aos bancos de baterias).

Inversores: Os inversores transformam a tensão contínua, gerada pelos painéis, ou transmitida das baterias (nos sistemas Off-Grid), em tensão alternada. Desse modo, essa tensão é utilizada para o funcionamento de equipamentos domésticos e industriais.

Além disso, se for um sistema conectado (On-Grid), ele agirá também na sincronia com a rede elétrica.

Baterias: Elas armazenam a energia elétrica para que o sistema seja utilizado quando não há predominância do sol.

Armazenando, assim, a energia para consumo quando não há luz solar à disposição.

Checklist da energia solar sobre a empresa contratada

Você está de parabéns só pelo fato de estar considerando adquirir um sistema de energia solar!

Afinal, você já faz parte de uma parcela da população consciente da necessidade de preservação ambiental. E que entende as vantagens que há em gerar a sua própria energia.

Mas, antes de fechar um contrato, não deixe de verificar se a empresa escolhida atende a todos os pontos da nossa checklist da energia solar sobre a empresa abaixo:

Site da empresa e primeiras impressões

Uma das maneiras mais fáceis de encontrar uma empresa que fornece sistemas de energia solar é através do site da empresa.

Assim, no site da empresa normalmente é um excelente lugar para fazer uma análise inicial.

Para isso, procure verificar se ela já atua na área de sua região, qual o escopo de trabalho e se o site fornece os dados básicos sobre seus serviços e equipe de trabalho.

Profissionais qualificados

Verifique também se os projetos da empresa são feitos por engenheiros certificados, que conhecem profundamente o funcionamento de sistemas solares fotovoltaicos.

Afinal, embora pareçam simples, esses projetos demandam cálculos detalhados que, caso não sejam feitos da forma correta, podem comprometer a performance do seu sistema. Ou, ainda pior, o próprio imóvel ou local de instalação.

Assim, os responsáveis por assinar o projeto devem ter segurança em relação às premissas utilizadas no: dimensionamento, configuração e escolha dos componentes.

Legislação Nacional sobre Geração Distribuída

Ao conversar com a empresa que está oferecendo o sistema de energia solar, pergunte sobre a legislação vigente. As Resoluções Normativas que regem o sistema de geração distribuída no Brasil são a REN nº482/2012 e a REN nº687/2015.

Fora essa, existem ainda várias modalidades de geração compatíveis com a energia solar, como:

  • autoconsumo
  • geração compartilhada
  • autoconsumo remoto

Assim, a empresa selecionada deve conhecer todas essas modalidades, de modo a propor a melhor opção de geração para seus clientes.

Recursos de simulação e visita técnica

Para que o sistema proposto possa funcionar como prometido pela empresa escolhida, é importante que a ela faça uma simulação antes da instalação.

Afinal, é preciso considerar o posicionamento dos módulos fotovoltaicos, seu direcionamento e inclinação. Assim como, verificar se existem possíveis pontos de sombreamento que irão interferir na geração de energia.

Além disso, é recomendado que a empresa realize uma visita técnica ao local da futura instalação.

Assim, será possível ver as reais condições para a instalação do sistema fotovoltaico. Este momento também é crucial para que o cliente tenha um primeiro contato com a equipe responsável por executar a obra e questionar sobre os aspectos técnicos do sistema que você pôde conferir aqui, neste checklist da energia solar.

Acompanhamento e assistência técnica

Vale lembrar que a atuação da empresa deve terminar com o fim da instalação.

Assim, após o término da obra e da troca do medidor de energia, a empresa deve oferecer ao cliente suporte em casos de mau funcionamento do sistema.

Além disso, caso o seu sistema esteja conectado à internet, a empresa também precisa fornecer as autorizações para acompanhar sua geração de energia limpa em tempo real.

Conclusão

Agora que você já conhece melhor a respeito da energia solar e sabe o que perguntar ao escolher a empresa certa para fazer a instalação dos seus painéis solares, é hora de agir.

Aqui na HB Soluções Energéticas, você tem toda a liberdade para tirar todas as dúvidas a respeito desse tipo de sistema. Além disso, por meio de nossa experiência de anos trabalhando nesta área, com certeza teremos todas as respostas que você procura.

Então, não perca mais tempo. Clique aqui agora e marque uma visita conosco.

Leia também
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *