Conheça os Diferentes Tipos de Energia Solar - HB Soluções Energéticas

Conheça os Diferentes Tipos de Energia Solar

Conheça os Diferentes Tipos de Energia Solar

Talvez você já conheça as principais vantagens da energia solar. Econômica, sustentável, tem baixo custo de manutenção. Mas, se você pretende adquirir a energia solar, é importante conhecer, também, os tipos de energia e as diferenças entre elas.

  • Energia Fotovoltaica 
  • Térmica ou fotovoltaica? Qual o melhor tipo de energia solar?
  • Outros Tipos de Energia 

Com certeza você está interessado em saber qual a melhor e qual a que mais se adequa a sua situação. Por isso, convidamos a fazer a leitura para que você possa ficar por dentro de tudo que envolve os vários tipos de energia. 

Energia solar fotovoltaica

Trata-se da energia gerada pela conversão direta da radiação solar em energia elétrica, realizada por células fotovoltaicas produzidas a partir de materiais semicondutores. Assim, se considera essa uma das mais comuns e viáveis forma de energia solar para uso em residência e comércio.  

A conversão da energia solar em eletricidade ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar, dessa forma, gera o movimento dos elétrons e cria a corrente elétrica que chamamos de energia solar fotovoltaica.

Sistema solar fotovoltaico

Este depende do sistema de armazenamento de energia, por causa da interrupção da disponibilidade de irradiação solar. Em virtude disso, existem alternativas de armazenamento de energia solar fotovoltaica gerada em momentos de maior irradiância solar, e assim, garante o uso nos momentos em que não houver sol, como durante a noite ou em dias chuvosos.

O sistema é composto por painéis, módulos e equipamentos elétricos e não exige um ambiente de alta radiação para o seu funcionamento.

No entanto, embora seja uma das melhores formas de obtenção de energia, tem suas vantagens e desvantagens quanto ao seu uso. Entre as vantagens, é um recurso totalmente renovável, não polui o meio ambiente e possui manutenção mínima.

Sobre as desvantagens, estão um alto custo de aquisição, não pode se aproveitar dela durante a noite e não tem muito incentivo governamental no Brasil.

Energia solar térmica

A térmica utiliza o calor do sol diretamente para aquecer outro meio, utilizando placas solares para realizar a captação e transferir o calor para a água, por exemplo.

Como se gera essa energia por meio da radiação solar, nos dias chuvosos existe o risco de não haver sol o suficiente para gerar a quantidade de água quente necessária para o consumo desejado.

Assim, em casos como estes, os aquecedores solares, que possuem uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás, garantem a temperatura ideal da água para que esta esteja pronta para o uso.

Sistema solar térmico

No caso do sistema fotovoltaico, ela converte a radiação do sol em energia elétrica. Por outro lado, o sistema solar térmico absorve a radiação e a transforma em energia térmica.

É possível a transformação do sol em energia térmica por meio de módulos e, dependendo da finalidade do aquecimento, pode substituir as células convencionais por coletores. Assim como os outros, existem vantagens e desvantagens. 

Entre as vantagens existem a instalação fácil e rápida, possui o auxílio do gás natural como forma de consumo menos poluente, utilizando-se em usinas térmicas de diversas formas como. 

Dessa forma, entre as desvantagens a queima de derivados de petróleo, atinge de forma impactante o aquecimento das águas dos rios e gasto elevado com a compra de combustíveis fósseis.

Térmica ou fotovoltaica?

Precisamos levar em conta vários aspectos ao escolher a melhor opção para o seu imóvel. Se é a energia solar térmica ou a fotovoltaica. Uma delas capta a luz solar para aquecer fluidos e a outra converte a luz do sol em energia elétrica, respectivamente.

Neste sentido podemos facilmente identificar cada uma. A térmica oferece o aquecimento solar para o seu imóvel e a energia fotovoltaica gera eletricidade. Assim, você pode utilizar a energia térmica em alguns pontos de sua residência ou estabelecimento. Enquanto que a solar atua em todo o funcionamento através do seu sistema fotovoltaico.

Para adquirir você pode avaliar os custos para aquisição e investimento em um projeto a longo prazo, já que o sistema de energia solar fotovoltaica possui uma vida útil de até 25 anos. Como trata-se de uma opção mais cara, é preciso considerar as vantagens e desvantagens:

Vantagens da energia solar térmica

Entre as vantagens da energia solar térmica, está a instalação fácil e rápida, o auxílio do gás natural como forma de consumo menos poluente, seu uso em usinas térmicas de várias formas.

Vantagens da energia fotovoltaica

Ser totalmente renovável, não poluir o meio ambiente e manutenção mínima, são as vantagens da fotovoltaica.  

Desvantagens da energia solar térmica

Dentre as desvantagens estão: a queima de derivados de petróleo, impacto no aquecimento de água dos rios e alto gasto com compra de combustíveis fósseis.

Desvantagens da energia fotovoltaica

Entre as desvantagens estão, o custo alto de aquisição, pouco aproveitamento durante a noite sem o uso de bateria e não ter incentivos governamentais mais extensos. 

Outros tipos de energia

Veja a seguir os principais tipos de energia que estão em alta. 

Energia eólica

A energia eólica é uma das mais usadas não só no Brasil como no mundo todo. Afinal, diz respeito ao uso do fluxo de ar captado através de turbinas eólicas e suas pás para converter a energia mecânica em energia elétrica.

Esse tipo de energia é abundante, renovável, amplamente distribuída, limpa, não produz emissões de gases de efeito estufa durante a operação, não consome água e usa pouca terra.

Ou seja, os impactos ao meio ambiente são menos graves quando comparados às fontes de energia não renováveis. Por exemplo as usinas térmicas a carvão ou óleo combustível.

Dois tipos de turbinas de energia eólica muito usados são as de eixo horizontal e de eixo vertical:

Eixo horizontal

As maiores turbinas de eixo horizontal têm o tamanho de um edifício de 20 andares e possuem pás que medem em média 35 metros de comprimento. Além disso, as mais altas e de lâminas mais longas geram mais eletricidade. Atualmente quase todas as turbinas possuem eixo horizontal. 

Eixo vertical

As de eixo vertical, em seu formato, as pás são ligadas ao topo e à parte inferior de um rotor vertical. Assim, a turbina eólica Darrieus, nome que homenageia o engenheiro francês Georges Darrieus, é o tipo mais comum. 

No entanto, são consideradas menos eficientes para fazer parques eólicas, porém são mais silenciosas e comumente utilizadas em áreas urbanas para gerar energia para empreendimentos comerciais como shopping ou supermercado. 

Energia hidrelétrica

O sistema mais conhecido no Brasil. No mundo todo, a maioria das cidades dependem deste tipo de energia. Assim, a primeira usina hidrelétrica do mundo começou a operar no Rio Fox em Appleton, Wisconsin, em 1882. 

Desse modo, ss dois principais tipos de usinas hidrelétricas são:

Hidrelétricas “a fio d’água”

Estas hidrelétricas são as que possuem reservatório de água. Dessa forma, as que são instaladas no curso do rio e quando está com baixo volume a usina não produz energia.

Hidrelétricas “de acumulação”

A exemplo de Itaipu, são aquelas que possuem um reservatório de água. 

Energia geotérmica

Tem características iguais as usinas térmicas que utilizam turbinas a vapor. Utiliza-se do calor de uma fonte de combustível para aquecer água ou outro fluido de trabalho. Nesse caso, o fluido de trabalho é usado para girar uma turbina de um gerador, produzindo assim eletricidade. 

Trata-se de um tipo de energia viável para uma unidade residencial ou em grande escala por uma aplicação industrial. No entanto, a maior desvantagem é que ela só pode ser produzida em locais selecionados em todo o mundo. 

Atualmente dois tipos de energia geotérmica estão em uso, que são as centrais técnicas de vapor seco e centrais térmicas de vapor instantâneo:

Centrais térmicas a vapor seco

Estas centrais são as mais simples e antigas. Para girar as turbinas, esses projetos usam diretamente o vapor geotérmico de 150 ° C ou mais.

Centrais térmicas de vapor instantâneo

Aqui as estações puxam água quente de alta pressão para tanques de baixa pressão e usam o vapor resultante para impulsionar as turbinas. Dessa forma, precisam de temperaturas fluidas de pelo menos 180 ° C, ou até mais. Atualmente é o tipo mais comum de estação em operação.

Energia nuclear

A Energia Nuclear é a energia liberada durante uma reação no núcleo dos átomos. Podem ser de dois tipos, fissão ou fusão, e ocorre dentro das usinas termonucleares. Assim, a reação libera uma quantidade de calor que pode ser convertida em energia elétrica, por meio das máquinas das usinas.

A energia nuclear, em caso de desastre, pode causar danos ao meio ambiente, por isso, é bastante controversa. Um exemplo de desastre foi o caso de Chernobyl, na Ucrânia, que matou mais de 4.000 pessoas de câncer. 

Principais tipos de energia no Brasil

Na lista dos tipos de energia do Brasil temos: a hidrelétrica, eólica, pequena central hidrelétrica, a solar voltaica, usina hidrelétrica, usina termelétrica e usina termonuclear. 

Quais os melhores tipos de energia solar?

São vários tipos de energia solar que pode ser instalado na sua casa ou comércio, e atualmente, o mercado conta com duas variações disponíveis: o sistema fotovoltaico e o sistema térmico. Ambos sustentáveis e que despontam como boas opções em relação às outras modalidades de geração energética.

Vantagens da energia solar

Economia de despesas

Uma das principais vantagens do sistema é que a conta pode chegar a quase zero de consumo, ou seja, é um retorno garantido, apesar do investimento ser considerável. É possível que gere uma economia de até 95% na sua conta de energia. 

Preservação ambiental

A alta demanda de energia elétrica é um dos principais problemas ambientais, pois depende de grandes áreas e intervenções na natureza para ser gerada.

No caso da energia solar, em termos de benefícios para o meio ambiente, é uma grande vantagem: abundante, silenciosa, renovável e não poluente. 

Além disso, não causa desmatamentos ou outros impactos na natureza, nem depende de processos químicos nocivos. As placas de captação de radiação solar são feitas de materiais que podem ser reciclados, no fim de sua vida útil.

Baixo custo de instalação e manutenção

As placas fotovoltaicas são fabricadas de forma para durar. Assim, não exigem muita manutenção, demandando somente uma limpeza simples. Além disso, o kit de captação solar, quando bem instalado e limpo com frequência, tem uma vida útil muito longa, de em média 25 anos.

Menos preocupação com racionamento de energia

Em caso de racionamento de energia, devido aos baixos níveis dos reservatórios de água, geralmente são estabelecidas tarifas extras para quem ultrapassa determinada cota. É o que chamamos de bandeiras amarela, vermelha 1 e vermelha 2, e em alguns casos, até importação de energia elétrica de outros países.

Essas bandeiras indicam se os reservatórios de água estão baixos, reduzindo a atividade das usinas hidrelétricas. Assim sendo, se forem aplicadas bandeiras, é preciso reduzir o consumo, pois o preço do quilowatt-hora ficará mais caro.

Porém, se você tiver placas fotovoltaicas instaladas em casa, não tem com que se preocupar, pois seu consumo da rede convencional é mínimo, considerando que cerca de até 95% da eletricidade necessária vem da energia solar.

Disponibilidade em qualquer lugar

Nos locais remotos a energia solar fotovoltaica pode ser utilizada, ou seja, onde o fornecimento de eletricidade não existe ou inexistem linhas de transmissão capazes de levar energia elétrica da rede da concessionária de energia. 

Dessa forma, é preciso utilizar um sistema fotovoltaico off-grid. Entretanto, é preciso lembrar que o seu custo de instalação e manutenção é muito mais alto que um sistema on-grid.  mas é uma opção para estes tipos de situações.

Transformação socioeconômica

Conforme já foi dito, a energia solar tem enorme potencial econômico e de transformação social. Isso porque, gera empregos no setor, considerando os mais diversos tipos de atividades, O sistema requer atuação de especialistas em instalação, engenheiros, eletricistas, vendedores, entre outros profissionais. 

Conclusão

Não fique com dúvidas. Acesse o nosso blog, leia mais sobre assuntos relacionados à energia solar e solicite um orçamento de energia que se encaixe nas suas necessidades, com uma empresa que pode garantir toda segurança no processo de instalação.

Se preferir, clique aqui e fale com um de nossos representantes.

Leia também
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *