Principais Erros na Energia Solar - HB Soluções Energéticas

Principais Erros na Energia Solar

Principais Erros na Energia Solar

Que a energia fotovoltaica traz inúmeras vantagens, é fato. No entanto, ela não está isenta de erros. Por isso, neste artigo falaremos sobre os principais erros da energia solar.

Devido às inúmeras vantagens, cresce cada vez mais o uso de energia solar. Econômica, inesgotável e sustentável, são os principais pontos favoráveis da energia solar. Entretanto, os custos de instalação continuam consideravelmente altos e apesar da garantia de retorno, muitos ainda não conseguem instalar o sistema em virtude do preço. 

Isso tem levado as pessoas a realizarem a instalação por conta própria e sem nenhum apoio técnico especializado, o que acaba trazendo riscos e prejuízos e não compensando a economia no investimento.

  • Erros na Energia Solar 
  • Risco de Instalar sem Ajuda Profissional
  • Cuidados Para Evitar Erros 

Se você pensa em instalar seu próprio sistema de energia solar com quem não tem preparação técnica, convido a fazer essa leitura e deletar de vez a ideia de correr esse risco. Neste artigo você encontra os principais riscos e cuidados para evitar erros na energia solar.

Como é feita a instalação das placas solares

Se feita por um profissional capacitado pode-se dizer que é algo simples e que não apresenta risco nenhum. Inclusive, a facilidade da instalação está entre as vantagens do sistema. Dependendo do tamanho do projeto do seu imóvel pode ser feito em um dia. 

As placas solares, conhecidas também como painéis fotovoltaicos, são constituídas por células próprias que permitem a conversão de luz solar em energia elétrica utilizável. Assim, o processo de instalação começa com uma visita de um especialista à propriedade onde se instalará o serviço. O profissional fará um projeto personalizado, que encaixe dentro de suas necessidades. 

Feito o projeto, o passo seguinte é o contato com a distribuidora de energia. A empresa cuida de todo o processo de instalação, inclusive a parte burocrática. Com tudo em acordo, é feita a instalação e a etapa agora é aguardar a geração da própria energia.

Erros na energia solar

Conheça a seguir os principais erros na energia solar que podem ocorrer com o seu projeto, se feito de forma independente.

Choques e incêndios

Alguns acidentes podem acontecer, caso a energia solar esteja instalada de forma incorreta. Incêndios e choques, por exemplo, são consequências de erros de dimensionamento dos componentes elétricos do sistema fotovoltaico. Além de conexões feitas sem a precisão necessária ou até com emendas improvisadas. 

Para além de todos os riscos, existem normas técnicas de segurança que precisamos seguir. Entre elas, o uso dos famosos EPIs – adequados, que são os equipamentos de segurança. Isso porque, sem eles você pode colocar em risco a proteção dos profissionais que executam o serviço, gerando problemas sérios para eles e para você também. 

Qualquer acidente que venha acontecer em sua residência, as responsabilidades recairão sobre você.

Estrutura não suportar o peso dos painéis

O processo de instalação de energia passa por um planejamento criterioso até a sua consumação. Isso significa que tudo precisa estar minimamente calculado com base no seu sistema de consumo. Imagina um cálculo mal elaborado com relação à estrutura dos painéis! 

Aqui está um dos principais erros na energia solar que decorrem de erros de cálculos e falta de planejamento. Quando o sistema se faz por pessoas não preparadas. Nesse caso ocorre que a estrutura do seu telhado simplesmente pode não suportar o peso dos painéis e desaba. 

Placas que se soltam do telhado

Isso pode, sim, acontecer. Empresas que instalam os painéis usando produtos de baixa qualidade podem trazer esse prejuízo para você e ainda gerar graves acidentes. Então, dois critérios são fundamentais para a escolha da empresa: que disponha de produtos de qualidade e de uma equipe técnica qualificada.

Eletrocussão

Seja qual for a corrente elétrica utilizada (contínua ou alternada), os riscos de eletrocussão são altíssimos e podem provocar queimaduras no corpo e, em casos mais sérios, até a morte por parada cardíaca.

Outros riscos de acidentes somam a esses mais sérios, a exemplo do trabalho em altura. Isso porque as placas solares, na maioria dos casos, estão instaladas em telhados. Assim, qualquer choque elétrico, por menor que seja, pode causar sustos e desequilíbrios, levando a quedas fatais.

Podemos prevenir todos esses riscos quando o trabalho é feito por um profissional competente. Visto que, eles estão treinados da forma correta e ainda trabalham munidos com os equipamentos de proteção corretos. 

Arco Elétrico

Um arco elétrico, que consiste na circulação de corrente através do ar, se provoca por qualquer descontinuidade nos condutores ou falhas de isolamento em condutores adjacentes que transportam corrente. De forma mais simples, pode-se dizer que, um arco elétrico é o fluxo de energia elétrica através de um entreferro por meio de moléculas de gás ionizado.

Uma grande diferença de potencial (tensão) entre dois condutores muito próximos pode fazer com que as moléculas de ar se decomponham em seus constituintes ionizados, correndo o risco de transportar cargas elétricas de um condutor para outro.

O que pode acontecer é que um fluxo de carga quando sustentado, resulta em um arco brilhante que gera calor, dessa forma, rompendo o isolamento do fio e provocando um incêndio.

Uma grande preocupação em relação a isso é o fato de um arco elétrico ser diferente de um incêndio. Um incêndio desse tipo pode se apagar com um extintor, por exemplo, no caso de um arco elétrico isso não pode ser feito. Ou seja, existe uma grande dificuldade para se controlar um incêndio provocado por arco elétrico.

Soluções ineficazes

  • Mesmo com o desligamento em inversores tradicionais, a tensão contínua alta, já que é uma ação que vai apenas interromper o fluxo de corrente.
  • Os interruptores automáticos que ficam localizados no gabinete do inversor tradicional não podem desconectar a alta tensão dos módulos, nesse caso, aumentam os custos e não reduzem os riscos.
  • Os arranjos fotovoltaicos instalados em telhados e que são desconectados apenas por chaves seccionadoras funcionam apenas para interromper o fluxo de corrente do telhado para o inversor. Os módulos, cabos e o cabeamento que se conectam ao inversor permanecem energizados e perigosos durante o dia.
  • Cobrir módulos com material opaco não é uma abordagem prática de se implementar e é perigosa.

Além disso, os sistemas fotovoltaicos podem ocupar grande área do telhado, isso significa que existe o risco elétrico e um obstáculo físico para os bombeiros e demais equipes de combate e prevenção contra incêndios.

Principais riscos de instalar sem ajuda profissional

Falta de materiais e recursos adequados

Profissionais de uma empresa especializada dispõe de ferramentas adequadas para todos os serviços. Além disso, contam com apoio de equipamentos de testes e cálculos precisos para tornar a instalação mais acertada. 

Todos esses materiais são importantes, pois cada um tem uma função de segurança e de promover qualidade na função de gerar energia, logo improvisar pode causar danos irreversíveis aos equipamentos e, não gerar a energia necessária e pode deixar a sua instalação mais cara do que o programado.

Posicionamento errado das placas

Um projeto completo e eficiente se faz de forma adequada às necessidades de potência, capacidade e instalação elétrica do local. Por isso, são feitas simulações e testes para garantir a melhor relação custo-benefício do investimento.

Assim, quando você escolhe qualquer pessoa para fazer essa eficiência está se colocando em risco. Ou seja, sem experiência, as placas solares podem ficar instaladas em posições desfavoráveis, pegando menos luz solar, o que compromete a sua geração de energia.

Para uma boa qualidade nos resultados, o posicionamento das placas faz toda a diferença. Ou seja, o lado e a inclinação em que estão colocadas podem fazer com que as placas passem por longos períodos de sombra no decorrer do dia, e isso reduz a capacidade de geração de energia.

Chances de sofrer choque elétrico

Como já dissemos, independentemente do tipo de corrente elétrica, uma instalação malfeita pode provocar graves acidentes, incluindo queimaduras e em casos mais graves até mesmo a morte.

Erro no dimensionamento

Mensurar a demanda atual está entre as primeiras coisas que você deve fazer ao decidir usar a energia solar. Isso faz com que você obtenha a capacidade ideal para que o abastecimento não se interrompa durante a noite e em dias de chuva, ou até mesmo quando houver interrupção das atividades elétricas básicas do imóvel. 

Dessa forma, o profissional recomenda a quantidade adequada e as dimensões corretas das placas, a metragem correta dos cabos, o tipo de inversor mais adequado, entre outros cuidados necessários.

Essa medição não é simples, pois envolve cálculos complexos. Para isso, os profissionais contam com a ajuda de equipamentos. Arriscar fazer tudo sozinho pode ser que você erre nas contas, investindo mais ou menos do que realmente deveria.

Dificuldades com a rede elétrica

Para ligar a energia solar à rede elétrica é fundamental que se tenha noção de tensões e voltagens. Portanto, sem os equipamentos de medição corretos e sem a prática de realizar o trabalho, você pode causar um curto-circuito de grandes proporções, inclusive queimando equipamentos eletrônicos de uma vez.

Um outro procedimento necessário é o de comunicar à concessionária distribuidora de energia da sua região o que pretende fazer, assim como documentar os processos e especificar que foram os técnicos responsáveis, o manual do módulo fotovoltaico,

os registros do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e

os dimensionamentos e as capacidades das placas.

Não pode ignorar esse procedimento, pois pode resultar em consequências futuras, como é o caso de multas e proibições. Além disso, o custo do projeto ficará bastante elevado.

Erros na conexão e nas ligações

Os módulos solares funcionam com corrente elétrica contínua, que se converte em corrente alternada para a utilização geral. Assim, negligenciar a atenção às conexões dos cabos e fios, como a polaridade, pode desencadear a queima dos equipamentos. 

Embora alguns erros não tenham consequências imediatas, eles podem comprometer toda a estrutura elétrica com o passar do tempo.

O conselho é que não corra esse risco de perder o equipamento por completo, podendo ainda causar um incêndio. 

Ausência de garantias

Fornecedores de placas solares exigem que a instalação seja feita por técnico especializado. Assim, alguns até preferem indicar técnicos de sua confiança. Isso para reduzir os riscos de falhas que geram defeitos ao equipamento. 

Além disso, investir na instalação por conta própria, buscando apenas com base no critério preço, assume o risco sozinho, perdendo toda a garantia e assistência técnica gratuita.

Então, não há dúvida de que para fazer sua instalação você precisa também garantir a manutenção sem precisar pagar por esse serviço depois. A manutenção precisa fazer parte do pacote.  

Sabe-se que os módulos e inversores de qualidade têm boa resistência e alta durabilidade, porém, como se trata de um investimento relativamente alto, você não pode abrir mão da assistência. 

Cuidados para evitar erros na energia solar

Bateria

As baterias solares são responsáveis por armazenar a energia captada. Neste sentido, elas precisam ser ventiladas constantemente e nunca expostas ao calor do sol e nem a altas temperaturas. 

Para que funcionem de forma eficaz essas peças precisam ser instaladas de acordo com as instruções do fabricante, isso quer dizer que, precisa utilizar técnicas adequadas dominadas apenas por um especialista.

Esse cuidado vai garantir a segurança do sistema, a bateria terá vida longa e necessitará de pouca manutenção. As baterias têm uma vida útil que varia entre três e quatro anos. 

Faça a substituição sempre que necessário!

Estrutura de fixação e telhado reforçado

As preocupações em torno da instalação das placas solares não se resumem à parte elétrica. É preciso considerar o melhor modo de fixar os equipamentos, inclusive analisando o tipo de telha. Aqui é necessário um estudo preliminar para certificar que o telhado suporta a carga a ser inserida sobre ele.

Outro ponto que precisa ser cuidadosamente avaliado é com relação à altura. Os profissionais precisam seguir todas as recomendações da NR 35 — que dá essa definição a partir de 2 metros de altura. Além disso, é preciso munir-se de todos os equipamentos e realizar todos os procedimentos conforme a norma estabelece.

Comissionamento

Aqui estamos falando de testes e ensaios no sistema de energia solar fotovoltaica, com a finalidade de certificar que todos os procedimentos foram realizados corretamente. Essa avaliação permite encontrar erros que devem ser corrigidos antes de colocar os equipamentos em funcionamento. 

A NBR 16274 prescreve os procedimentos que devem ser realizados durante o comissionamento. O que basicamente se resume nas medições de tensão e corrente das strings com um multímetro.

Aterramento

O aterramento deve obedecer às especificações dadas pelas NBR 5410 e NBR 5419. Isso para que o sistema funcione de modo adequado e com segurança. O motivo é que alguns inversores carecem da referência do fio terra para o dispositivo de proteção funcionar em caso de surtos de tensão, por exemplo.

Caixas de equipamentos e molduras dos painéis solares devem estar conectadas ao fio terra, da mesma forma acontece com todo metal exposto que possa ser tocado. É importante que todos os acoplamentos sejam feitos de modo adequado, usando fita isolante, buchas de fixação e outros auxiliares apropriados ao tipo de material usado.

Como instalar energia solar sem riscos

Na instalação da energia solar não é só com a parte elétrica que reside a preocupação.  Além dos equipamentos, você precisa considerar a escolha da estrutura de fixação, ou seja, o telhado da propriedade. 

É necessário estudar detalhadamente para entender o tipo de telha que será trabalhada e o tipo de fixação de tais telhas, além de certificar se o telhado irá sustentar o peso do futuro sistema escolhido.

Além disso, outra medida que precisa ser avaliada previamente para evitar erros na energia solar, está relacionada ao sistema de aterramento da propriedade. Alguns inversores precisam ter referência de terra para funcionar e para que os dispositivos de proteção contra surtos atuem de forma correta. 

Embora pareça simples, a instalação dos equipamentos requer bastante atenção para evitar futuros acidentes. Isso porque conexões realizadas durante a instalação são uns dos principais motivos que causam acidentes em sistemas fotovoltaicos, como incêndios e choques elétricos. 

Conclusão

Agora que você já conhece os riscos de instalar a energia por contra própria, acredito que não vai querer assumir as consequências de possíveis prejuízos ou acidentes. 

Portanto, se está interessado em instalar painéis fotovoltaicos e aproveitar todos os seus benefícios que o sistema oferece, consulte uma empresa de confiança para que tudo seja realizado corretamente e dentro das normas. 

Entre em contato com a HBSE Energia!

Leia também
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *