Que investir em energia solar é sinônimo de economia e sustentabilidade, a maioria já sabe. Mas, e quanto a energia solar para casa de praia, será que vale a pena? Existe, realmente, benefícios?
Quando se pensa na instalação de um sistema de energia solar na praia, uma dúvida comum é: a maresia, seria um problema? Então, é justamente para responder a essa e outras dúvidas que produzimos esse post.
- Possibilidades para Investir em Energia Solar na Praia
- Vantagens da Energia Solar na Praia
- Principais Dúvidas
Portanto, se você tem um imóvel em áreas litorâneas e tem interesse em instalar a energia fotovoltaica, é aqui que você vai ficar por dentro das principais informações sobre se vale ou não a pena investir. No entando, uma coisa é certa, a energia solar é uma tecnologia viável para qualquer região.
- Conta de Luz no Brasil: Uma das Mais Caras do Mundo
- Quanto Você Pode Economizar Com Energia Solar
- Benefícios da energia solar para o meio ambiente
Porque investir em energia solar
Essa é uma pergunta que muitos fazem. Afinal, são muitos os fatores positivos para se investir em energia solar. E a prova disso é a crescente demanda pela energia renovável. No entanto, alguns são evidentes e geram confiança nos que pretendem adquirir.
Custo-benefício da energia solar na praia
No que diz respeito ao investimento na instalação do sistema solar ele vai depender do projeto. Isso porque, se leva em consideração o tamanho do sistema, a sua capacidade de produção, a estrutura de fixação que utilizada, entre outras características.
Assim, após instalado, estima-se um tempo de cinco anos para se ter retorno. Porém, a vida útil do sistema é de, em média, 25 anos. Além disso, o benefício maior vem da economia de até 95% da conta de energia.
E ainda, no sistemas on-grid, que estão conectados à rede da distribuidora de energia, quando há produção maior do que a consumida pelo imóvel, passa a gerar créditos. Dessa forma, esses créditos têm validade de 5 anos e podem ser utilizados para compensar as faturas quando a produção for mais baixa, ou até mesmo para abater faturas de outros imóveis que tenham a mesma titularidade.
Dessa forma, um outro benefício que atrai interessados, é que os sistemas fotovoltaicos têm custo baixíssimo de manutenção.
Possibilidades para investir em energia solar na praia
Quanto a isso, são várias as possibilidades. Abaixo você encontra algumas delas.
Energia solar residencial
É preciso avaliar alguns pontos antes de instalar sua energia solar na casa de praia.
Assim, entre estes estão: se há incidências de sombra, condições do local da instalação, histórico do consumo de energia, tipo de telhado onde instalará os equipamentos e quantidade de painéis.
Energia solar em apartamento
A energia solar em apartamento é possível, e melhor, existem diferentes possibilidades de isso ser feito.
Para isso, é possível instalar placas em coberturas, lajes e terraços, em estacionamentos externos, em varandas, no solo, em fachadas e demais locais. Assim, uma outra alternativa é optar pelo autoconsumo remoto, pela geração compartilhada ou pela geração em condomínio.
Energia solar compartilhada
No caso da energia compartilhada, vários consumidores podem compartilhar dos mesmos créditos gerados por uma instalação. Dessa forma, existe a possibilidade de você usufruir da energia gerada em outro apartamento e dividi-la com um vizinho ou familiar.
A energia compartilhada está permitida no Brasil desde 2015 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ou seja, dois consumidores ou mais podem compartilhar a energia gerada pelo mesmo sistema. Porém, devem estar na mesma área de concessão da distribuidora.
Vantagens da energia solar na praia
Assim como em outras áreas, a energia solar na praia também conta com um conjunto de vantagens.
Valoriza o imóvel
Está comprovado por meio de estudos que a energia solar valoriza o seu imóvel na hora da venda ou locação. Uma valorização que supera o valor pago no sistema de instalação. Isso em imóvel em qualquer localidade.
Assim, diante disso, podemos dizer que a energia solar valoriza o seu imóvel, seja ele residencial ou comercial, inclusive a sua casa de praia. Isso porque a cada dia cresce o número de pessoas que se interessam em conhecer sobre os benefícios da energia solar fotovoltaica.
Portanto, se você investir em energia solar em seu apartamento na praia, vai estar agregando valor a ele. Isso significa que, se você precisar vender, obterá um valor muito maior do que você pagou e irá compensar, inclusive, o que você investiu para instalar o sistema.
A valorização do imóvel é um benefício certo e por vários motivos. Entre os principais, o fato do imóvel ser sustentável.
Preserva o meio ambiente
Como já foi dito anteriormente, o sol é uma fonte de energia renovável, e é a maior fonte de energia renovável da qual dispõe os humanos.
A energia solar é limpa, sustentável, inesgotável e não causa danos ao meio ambiente. Afinal, não depende de uma grande área de instalação. Fora isso, os resíduos são eliminados de modo simples, o que evita a poluição ambiental, a emissão de gases causadores do efeito estufa e o desmatamento.
Menor custo com manutenção
Verdade seja dita, os custos de implantação de uma rede de energia fotovoltaica não são baixos. Porém, isso se compensa pela queda do valor da conta de luz e por ser um sistema em que a manutenção é baixa.
Trata-se de um sistema solar que requer manutenções periódicas, caso você resida em regiões com muita poeira e pouca chuva. Mas ainda assim, será só uma limpeza anual.
Veja, quando falamos de manutenção dos sistemas fotovoltaicos estamos falando de procedimentos simples, apenas para evitar que os módulos sofram danos que venham comprometer o desempenho e aproveitamento do sistema como um todo.
Estima-se que o custo da manutenção anual fica em torno de 0,5% do investimento inicial no sistema solar fotovoltaico. Apesar de envolver procedimentos simples, são muito importantes para evitar a ocorrência de danos nos módulos e, também, para aumentar o ciclo de vida do sistema.
Ou seja, além de ser uma forma de produção de energia sustentável, a energia solar é, também, uma maneira de garantir maior economia financeira, inclusive na sua manutenção.
Rápida instalação
A instalação do sistema é rápida e simples e não demanda uma grande obra. Como já foi dito, tem a vantagem de não precisar fazer nenhuma intervenção no seu sistema por uns 25 anos.
Assim, essa simplicidade torna a adesão a esse tipo de geração de energia relativamente fácil e descomplicada. Porém, procure entender melhor as opções disponíveis e que se encaixa na sua realidade, pode ajudar muito na escolha pelo melhor sistema para cada propriedade.
O sistema de energia solar é desenvolvido para suportar as intempéries do tempo, ou seja, suporta sol e chuva, durante anos, sem prejudicar a geração de energia. Mas para fazer o serviço, busque contratar uma empresa experiente e que possa garantir um bom serviço.
Liberdade das tarifas de energia
Nos últimos anos houve um aumento significativo na conta de luz. A pandemia da covid 19, junto ao aumento previsto no calendário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), levaram o governo a intervir e ajudar algumas concessionárias, com a finalidade de preservar o abastecimento energético.
A Aneel anunciou um aumento de 52% no valor da bandeira vermelha patamar 2, taxa extra cobrada em junho. E em julho, a taxa passou de R$ 6,243 para 100 quilowatts consumidos para R$ 9,49 por 100 quilowatts.
Diante dessa realidade, com a instalação de uma rede de sistema solar, a sua conta de luz certamente será reduzida. Isso significa que, investir na sua própria produção de energia, não será afetado por possíveis aumentos que possam vir a ocorrer nos próximos anos.
Fonte inesgotável
A energia solar depende só da luz do sol, ou seja, consiste em uma fonte de energia totalmente natural, ecológica, inesgotável e gratuita, e o mais importante, não agride o meio ambiente. Além disso, mesmo em dias nublados ela continua gerando energia.
O Brasil é um país que possui a maioria do seu território, quase 90%, localizado na região do globo considerada de alto potencial de energia solar. Essa característica torna favorável a instalação do sistema de energia solar em praticamente todas as suas regiões.
Isso o coloca em posição de destaque, em escala mundial, no que diz respeito a potencialidade de aproveitamento de energia solar. Assim sendo, pode-se considerar que, em qualquer localidade do nosso país, é possível instalar sistemas de captação de energia solar para aproveitamentos diversos.
Dúvidas comuns
Como é a manutenção do sistema solar na praia?
Seja qual for a localidade que o sistema de energia solar esteja instalado, a manutenção consiste na limpeza periódica dos painéis e na revisão elétrica do sistema. Para isso, recomenda-se que esse trabalho seja realizado a cada seis meses.
Em caso de ser nas casas de praia, a limpeza dos painéis se torna um procedimento ainda mais importante. Isso porque o acúmulo de sal sobre os painéis pode prejudicar o desempenho deles, reduzindo o potencial de energia do sistema.
Diante disso, é preciso observar com frequência as condições dos painéis com relação ao acúmulo de sal e outros tipos de sujeira.
O vento do litoral prejudica o sistema de energia solar?
Esse fator, no mínimo, precisa ser considerado quando se realiza o projeto de instalação do sistema fotovoltaico. A estimativa é de que as regiões litorâneas brasileiras podem ser afetadas por ventos de até 150 km/h.
Os painéis têm peso baixo e os telhados suportam o peso com muita segurança. No entanto, o vento adiciona mais carga ao sistema. Por causa disso, é importante que a estrutura de fixação seja adequada às condições climáticas da região.
Para uma instalação segura, você não pode abrir mão de contar com o serviço de uma empresa qualificada e que tenha experiência na elaboração de projetos como estes.
Posso usar os créditos da energia solar da praia?
Entre as principais vantagens de implantar um sistema fotovoltaico na casa de praia é que os créditos gerados a partir da produção excedente de energia, podem ser utilizados para abater a fatura de residências que ficam em outros locais.
No entanto, é preciso que os dois imóveis tenham a mesma titularidade, seja CPF ou CNPJ. Nesse caso, basta homologar junto à distribuidora o pedido para utilizar os créditos na segunda unidade consumidora. Além disso, os dois imóveis devem ser atendidos pela mesma concessionária de energia.
A maresia prejudica a geração de energia solar?
Talvez essa seja a principal dúvida. Mas temos boas notícias: a maresia não inviabiliza a instalação do sistema fotovoltaico.
Atualmente o mercado dispõe de painéis e estruturas de fixação com materiais resistentes à corrosão. Os principais produtos utilizados na fabricação da estrutura são alumínio EM-AW-6063 T66 e aço inoxidável 304.
Para proporcionar ainda mais garantia, os módulos fotovoltaicos passam por processo de secagem à vácuo que isola a folha traseira e os materiais internos. Esse processo garante não haver corrosão por causa da entrada de sal nas placas.
Os painéis fotovoltaicos certificados são submetidos a testes rigorosos. Um deles é o Teste de Corrosão por Névoa de sal (IEC 61701). Este faz a simulação dos efeitos da maresia para comprovar a resistência do produto.
Conclusão
Se você tem casa na praia e já conhece todos os benefícios do sistema de energia solar, pode investir na instalação. Não pense duas vezes. Neste artigo esclarecemos as principais dúvidas com relação a geração de energia solar em áreas litorâneas e mostramos que vale a pena, sim, investir no sistema em sua casa de praia.
O Brasil carrega uma grande vantagem que é a viabilidade para instalar a energia solar em qualquer área. Ou seja, gerar a sua própria energia não é algo tão distante da sua realidade. Além disso, garante uma redução significativa na sua conta de luz, é de fácil instalação, valoriza o imóvel e você conta com um sistema inesgotável de energia.
Agora que você já sanou todas as suas dúvidas, entre em contato com a gente clicando aqui e peça um orçamento. Temos todas as condições para se adequar a sua situação.