O cuidado com o meio ambiente vem ganhando força nos últimos anos. Uma preocupação que parte não só das empresas, indústrias, governos, mas também do próprio cidadão que está cada vez mais interessado em adquirir produtos que tenham o conceito de sustentabilidade.
- Sustentabilidade
- Energia Solar
- Meio Ambiente
Assim, se registra um crescimento tanto no campo da indústria quanto da economia, este associado aos avanços da tecnologia. Por outro lado, se percebe que os recursos naturais são finitos, logo requer a adoção de políticas de preservação ambiental enquanto exploramos esses recursos.
Neste artigo, você aprenderá como é possível utilizar um dos recursos naturais que mais vem sendo explorado no país, no caso a energia solar, de forma sustentável e responsável.
- Energia Solar e Meio Ambiente
- Impactos Ambientais
- Energia Solar e Sustentabilidade
Energia solar e o meio ambiente
A energia solar tem um impacto muito menor na vida humana e no meio ambiente quando comparado aos impactos causados pelas usinas hidrelétrica e termelétrica, isso além da vantagem de ser limpa e renovável.
Ainda entre os benefícios para o cuidado com o meio ambiente, esse sistema não libera gases, não produz ruídos, não polui o ar e são justamente esses pontos que fazem jus ao título de energia limpa.
E não é por acaso que as discussões sobre a preservação do meio ambiente e a busca por recursos renováveis é pauta central, também, na forma de produzir a energia elétrica. Que já é vista como um problema que impacta nas questões ambientais.
A importância da sustentabilidade
A energia sustentável está ligada diretamente com as ações criadas para suprir as necessidades humanas. Por isso, é preciso considerar que sustentabilidade tem a ver com o uso consciente dos recursos e bens naturais dos quais dispomos.
Usar esses recursos naturais da forma certa, consciente, é uma maneira de garantir que as gerações futuras tenham os mesmos recursos dos quais dispomos hoje. Logo, é urgente que as empresas unam a geração de lucros com a produção sustentável. E que a sociedade como um todo fique atenta a esse dever.
Benefícios da energia solar para o meio ambiente
Economia de água
A produção regular de energia elétrica depende do uso da água, e esse é um problema que bate de frente com a constante ameaça de falta de água em nosso sistema.
Então, se na produção de eletricidade exige toneladas de litros de água para resfriar geradores, refinar o combustível e ajudar no transporte do dele em tubos, por outro lado, os painéis solares não precisam de água para converter a luz solar em energia.
Não polui o ar
Ao produzir a luz elétrica tradicional, um grande número de subproduto das usinas hidrelétricas e termelétricas se joga na atmosfera. Com isso, ameaçam o ar natural, num efeito que impacta direto na vida humana.
Uma diferença no uso da energia solar é que no processo de geração de energia fotovoltaica não emite gases nocivos de efeito estufa ou causa impacto na natureza e nem na vida humana.
Retarda a mudança climática
Sabemos que as mudanças climáticas são uma realidade e elas estão ligadas à ação humana, além de serem devastadoras. Por isso, investir em fontes renováveis é um caminho para retardar esses efeitos.
Veja que, além de poluir o ar, os gases tóxicos liberados durante a geração da energia elétrica aumentam o efeito estufa. Enquanto o uso da energia solar diminui essas ações, com isso, reduzindo os efeitos das mudanças climáticas.
Reduz a pegada de carbono
A pegada de carbono tem a ver com o volume de gases do efeito estufa gerados pelas atividades diárias do ser humano, isso em toneladas de CO2 emitidas. A pegada de carbono se trata de um indicador ambiental que mede as ações diretas e indiretas dos poluentes.
A energia solar já se configura como uma alternativa para diminuir os níveis de poluentes, pois é limpa, eficiente e sustentável. Isso porque, a geração desses gases que impactam o meio ambiente durante a produção de energia nos painéis energia solar é quase zero.
Reduz a dependência de combustíveis fósseis
O esforço para reduz os combustíveis fósseis já faz parte das ações dos governos em várias esferas. Com a instalação de painéis solares, sua casa passa a gerar energia de forma limpa e renovável, logo, a demanda por eletricidade diminui.
Embora esteja com grande oferta hoje em dia, os fósseis não são renováveis. Ou seja, eles podem em algum momento acabar. Assim, ao usar os painéis solares você reduz essa dependência dos fósseis.
Pouca energia perdida no transporte à distância
A energia solar reduz a distância percorrida e o desperdício. Causado, assim, durante a transmissão da energia até os centros de consumo. Pois está mais perto da fonte geradora.
Por isso, é que no caso da geração de energia tradicional há uma perda maior. Pois essa energia é distribuída aos clientes e muitos ficam distantes dos pontos de produção. Assim, esse desperdício é preocupante e tem sido motivo para o avanço nos investimentos em outras alternativas de energia.
Segurança na rede de abastecimento
Quanto mais adesão ao sistema de energia solar menor é a demanda por eletricidade. Assim sendo, a carga de suprimento diminui. Além disso, a rede elétrica tem menos problemas para lidar com situações de apagões ou quedas de tensão, por exemplo.
Até o momento existe um padrão nos protocolos de segurança. Fora isso, grande parte das atividades do setor são vistas e controladas pelo operador do sistema. Ou seja, sem precisar de comunicação de dados.
Materiais recicláveis
O uso de materiais recicláveis no sistema de energia solar é outro fator que impacta de forma positiva o meio ambiente. Isso acontece porque, a tecnologia usada na energia solar para compor as placas solares permite que boa parte dos materiais se recupere.
Já existem estudos que comprovam que todos os materiais que compõem os painéis solares podem ser reciclados. Dessa forma, os custos na recuperação desses materiais são baixos e, o que é mais importante, eles são eficientes para serem reutilizados.
Energia infinita
A energia solar vem da luz e do calor emitidos pelo sol. Assim sendo, é apontado como um recurso infinito. Ou seja, entre todos os benefícios diretos para quem adquire o sistema, estamos falando de um recurso natural, renovável, sustentável e infinito.
Todos esses fatores já são suficientes para que se considere o investimento em energia solar renovável uma alternativa promissora e sustentável. Além, claro, de ser viável não só para as empresas, comércio e indústrias, mas também para as residências.
Alta durabilidade
A garantia padrão dada pelo mercado é de que um painel solar dura em média 25 anos. No entanto, isso funcionando com até 80% de seu desempenho original. Assim, sua durabilidade é garantida mesmo com estes painéis sendo usados sob o sol, chuva, granizo ou neve. Fatores que acabam por danificar os módulos com o tempo.
Impactos da energia solar para o meio ambiente
Já falamos antes que o uso de combustíveis fósseis prejudica bastante o meio ambiente. Tendo em vista a emissão de gases que que poluem e prejudicam a atmosfera. Além do fato de que esses recursos um dia serem esgotados.
Por isso, com a produção de energia tradicional, os danos à natureza são irreparáveis, incluindo desmatamentos e inundações. Fora o elevado custo de operação.
Por isso, podemos considerar a necessidade urgente de mudanças reais e efetivas, no que diz respeito às ações humanas. Ou seja, não há como fugir da busca por recursos naturais e isso inclui fontes renováveis de energia.
Desse modo, quando o assunto são os recursos renováveis, logo destacamos a energia solar por todos os benefícios sociais e ambientais que ela oferece.
Selos e certificações sustentáveis
Processo AQUA
Lançado em 2008 e criado a partir da certificação francesa HQE, o processo AQUA é um modelo de certificado sustentável voltado para a qualidade ambiental na construção civil.
Embora tenha como base um modelo internacional, o selo nasceu no Brasil e os referenciais técnicos foram estabelecidos com base nas normas técnicas brasileiras. Além disso, são consideradas características como o clima e a cultura.
BREEAM
O BREEAM é um sistema de sustentabilidade lançado nos anos 90, direcionado a projetos, infraestrutura e prédios. Ele avalia o uso das medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental da construção civil.
O selo já é bem difundido e usado no momento em vários países. Ainda mais, por suas inúmeras vantagens. Uma delas são os critérios diferentes para zonas climáticas, além de ser adaptável a certificações locais.
DGNB
Foi lançado no Brasil pela Associação Alemã de Construção Sustentável (DGNB). Seu objetivo é criar soluções ligadas ao planejamento, implantação e uso sustentável das construções.
Conforme as diretrizes do selo, a associação atribui certificados para os níveis de qualidade de ouro, prata e bronze. E aos edifícios que adotem as práticas sustentáveis.
São consideradas práticas de sustentabilidade pela associação: o reaproveitamento da água e de energia, reciclagem de lixo e uso de material de construção ecologicamente correto.
LEED
Adotado em mais de 140 países, o LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental. Ele é destinado a edificações e visa incentivar a transformação dos projetos, obras e operação das edificações. Assim como os demais, também é focado no uso sustentável de suas atuações.
Procel Edifica
O Selo Procel Edificações foi criado em novembro de 2014. O sistema de adesão voluntária quer identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria. Assim, incentiva o mercado consumidor a ter e usar imóveis mais eficientes.
Selo Casa Azul
O Selo Casa Azul é um instrumento de classificação socioambiental dos projetos habitacionais que são financiados pela Caixa. A ideia do selo é gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos. Tanto para clientes enquanto pessoa física quanto para as empresas parceiras.
Este selo fortalece a marca da Caixa como a de quem busca soluções sustentáveis e socialmente responsáveis.
São 53 critérios de avaliação, que se dividem em 6 categorias:
- Qualidade urbana
- Projeto e conforto
- Eficiência energética
- Conservação de recursos materiais
- Gestão da água
- Práticas sociais
Selo solar
O Selo Solar é entregue as empresas ou instituições públicas e privadas. Sejam casas, lojas, prédios residenciais e comerciais. Para ter acesso a ele basta comprovar por meio de um documento a geração ou uso de uma taxa mínima de energia solar.
Alguns benefícios compensam a uso do selo, como, por exemplo: promove a imagem da marca, atrai investidores, fideliza clientes, reduz custos e mostra a sua preocupação com o meio ambiente.
Conclusão
Diante de tudo isso, dá para ver que a energia solar e as ações sustentáveis trazem muitos benefícios para o meio ambiente. Além de ser uma tecnologia econômica e renovável, ela também cumpre o papel de tornar o país mais sustentável.
Assim, você pôde ver neste artigo as principais vantagens de aderir ao sistema de energia solar focando no meio ambiente. E entre todas essas vantagens, listamos a redução de poluição por fontes de contaminação e de gases do efeito estufa. Além da diminuição do desmatamento e a elevação do uso de recursos naturais, por ser uma fonte inesgotável de energia, entre outras.
Desse modo, dá para entender que por meio dessas ações, é possível contar com os recursos naturais e utilizá-los de forma responsável. E o mais importante, impactando de forma positiva no meio ambiente. O que de certa forma, é uma responsabilidade não só das empresas, indústrias e governos, mas também de toda a sociedade em geral.
Se quer saber mais sobre o sistema de energia solar clique aqui para falar com um de nossos atendentes e tire suas dúvidas. Ou se preferir, faça uma simulação.