Quanto tempo dura um sistema de energia solar - HB Soluções Energéticas

Quanto tempo dura um sistema de energia solar

Quanto tempo dura um sistema de energia solar

Já se perguntou quanto tempo dura um sistema de energia solar? Se sim, eu tenho uma boa notícia pra te dar.

Então, no artigo de hoje você conhecerá tudo sobre esse assunto! Afinal, uma das maiores vantagens da energia solar, fora os benefícios para o bolso e para o meio ambiente, é a durabilidade.

Assim, esse tipo de sistema costuma durar muitos anos e é sobre isso que vamos falar no artigo “Quanto Tempo Dura um Sistema de Energia Solar”.

Nele você aprenderá:

  • Quanto tempo dura um sistema de energia solar
  • Quais são os sinais de desgaste do painel solar
  • Porque até os melhores painéis perdem potência

E muito mais!

Quanto tempo dura um sistema de energia solar?

Os painéis solares, ou conjunto de placas solares, são responsáveis por absorver a radiação solar e convertê-la em corrente elétrica. Assim, dada a sua importância, é preciso ficar atento ao seu estado de conservação. 

Mesmo com uma durabilidade física e elétrica praticamente indeterminadas, é fato que os painéis possuem um prazo de validade, isso devido à perda gradual de eficiência das suas células solares.

Quando destacamos os benefícios do sistema de energia solar, citamos entre esses benefícios a durabilidade dos painéis solares. Veja, os painéis variam entre 25 e 30 anos, prazo dado pelos fabricantes. E mais, há pesquisas que mostram uma durabilidade de até 40 anos.     

Assim sendo, não há dúvida de que o investimento vale a pena. Pois, considerando a perda mínima, é certo que o usuário poderá aproveitar a geração elétrica do painel por um longo período.

Sinais de desgaste do sistema de energia solar

Apesar de resistente, é importante observar os sinais de deterioração dos módulos. Assim sendo, não deixe de fazer uma inspeção visual regularmente para observar possíveis danos nos módulos.

Inspecionar o inversor para se certificar de que ele não mostra excesso de rachaduras ou sinais de desgaste, vai refletir na durabilidade das placas.

Para isso, veja se há presença de riscos na superfície do painel, existência de manchas, ressecamento, painel embaçado, oxidação em pontos metálicos e fios, perda de eficiência e trincas.

Como cuidar do seu painel solar

A estrutura do painel solar vai sendo danificada com o tempo. Isso porque é uma peça que fica exposta ao sol, chuva, ventos e resíduos. Porém, os cuidados necessários são mínimos, muitas vezes exige apenas precauções básicas, porém importantes. Afinal, é um dos equipamentos principais do sistema. 

Abaixo, seguem algumas dicas de como realizar a manutenção do seu módulo com segurança e garantindo a sua durabilidade. 

É importante seguir as orientações nos cuidados com os módulos, isso para que você venha ter prejuízo ou comprometer o bom funcionamento do sistema. 

Limpe os módulos solares

Você já sabe que a manutenção dos painéis solares é muito importante, e que eles precisam ser limpos regularmente de modo a não perderem a sua eficiência. 

A limpeza é um dos cuidados principais e, o melhor, dos mais simples. Para isso, não requer nenhum procedimento específico, o importante é utilizar os produtos adequados. 

Uma das orientações é que você utilize um pano úmido e não use produtos químicos. 

Outro cuidado é não utilizar substâncias e instrumentos abrasivos que possam riscar os painéis. Fora isso, evite pisar nas placas durante o procedimento, já que se trata de um equipamento com a superfície frágil.

Faça manutenções preditivas

A manutenção preditiva tem como objetivo principal de antecipar e encontrar a raiz dos problemas nos equipamentos, logo, deve-se dar a ela a devida importância.

A preditiva é simples e poderá ser feita pelo próprio usuário. Nesta manutenção inclui-se a inspeção visual, observar se há arranhões, manchas, rachaduras ou sinais de quebra do painel.

É preciso observar se a geração de energia está correta, no sentido de detectar possíveis alterações de potência. Se presenciar algo errado neste aspecto, é necessário chamar a assistência técnica.

O objetivo desse tipo de precaução é checar se tudo funciona conforme as especificações do projeto.

Realize as manutenções preventivas

A manutenção preventiva é a mais importante e simples, pois consiste apenas em realizar a limpeza dos painéis.

Sujeiras tipo poeira, folhas das árvores e até mesmo dejetos de animais, impedem que as placas fotovoltaicas façam seu trabalho. Assim sendo, a limpeza evita perdas da eficiência do módulo. 

Com relação ao período, pode ser feita duas vezes por ano em locais que não chove regularmente e com muita poeira, e uma vez por ano, em lugares onde chove com mais frequência. Isso porque a própria chuva pode fazer essa limpeza. 

Para fazer a limpeza você precisa desligar o sistema fotovoltaico e fazer a inspeção visual para verificar a existência de arranhões, manchas ou rachaduras, conforme o que foi mostrado lá na manutenção preditiva. 

Procure realizar a limpeza pela manhã ou no fim de tarde, isso é importante para que a placa não tenha choques térmicos.

Lembre-se que a limpeza é feita exclusivamente com água. Mas, nos casos em que a sujeira é mais resistente, é indicado utilizar um detergente neutro. Além disso, orienta-se que você só limpe a parte superior.

Não pisar na placa. Inclusive, recomenda-se que o usuário não suba no telhado sem os equipamentos de segurança quando for realizar a limpeza, tendo em vista que as placas podem ser alcançadas com um rodo e mangueira. 

Acompanhe os dados de produção

Os sistemas de geração de energia fotovoltaica são bastante completos e inteligentes. Ou seja, via softwares e aplicativos, você consegue acompanhar, em tempo real, os dados de produtividade do sistema, analisando a performance diária, mensal ou anual.

Através dessas informações você consegue identificar possíveis falhas nos equipamentos. Exemplo, se em um mês a produção esteve abaixo do esperado, sem um motivo aparente, conclui-se que está havendo alguma falha.

Caso isso seja detectado, não deixe de solicitar auxílio técnico para solucionar o problema. Deu para entender a importância de acompanhar os dados de produção? 

Mantenha os painéis na posição certa

A direção e inclinação dos painéis vão fazer toda diferença na sua produção. Isso porque, quanto maior a incidência solar, mais produtividade o módulo terá. 

No geral as placas são posicionadas para o norte, pois é a direção que oferece melhor aproveitamento da luz. Dessa maneira, ela recebe o sol de manhã quando nasce até a tarde quando ele se põe

Nesse caso, não se deve alterar a posição dos painéis e, se isso ocorrer, é preciso que seja reposicionada. 

Qualidade de desempenho

Como já foi dito anteriormente, a garantia padrão de eficiência de um painel solar (desempenho) é de 25 anos funcionando com 80% de seu desempenho original. Esse é um padrão considerado no mundo todo. 

Um critério a ser considerado é se a garantia é apoiada por uma entidade brasileira, e se esta irá cumprir as leis de proteção do consumidor caso haja alguma falha no desempenho do seu painel fotovoltaico.

Existem os indicadores de desempenho dos sistemas fotovoltaicos pelos quais é possível identificar se o sistema está a funcionar de modo otimizado e eficiente ou se na verdade estão a precisar de uma intervenção para serem otimizados.

Entre os indicadores, constam cinco principais que são: 

  • Disponibilidade (Availability)
  • Entrega de Energia (Energy Delivery)
  • Desempenho de Energia (Energy Performance)
  • Rendimento Final (Final Yield)
  • Taxa de Desempenho (Performance Rate)

Estes são aplicados através da norma internacional IEC 61724, que determina os equipamentos, métodos e terminologia de desempenho, monitorização e análise dos sistemas fotovoltaicos.

Porque até os melhores painéis perdem eficiência

Quase toda espécie de produto que fica exposta ao sol, com o tempo, vai sendo danificado de alguma forma. E com os painéis solares não é diferente. 

Apesar disso, não se preocupe. O nível de resistência das placas solares é altíssimo e você ainda conta com sua baixa necessidade de manutenção. Logo, continua sendo viável investir na fotovoltaica, principalmente quando se pensa no quanto você pode economizar

Assim como o sol é o responsável pela produção de energia, ele também é responsável por danificar os painéis. Ou seja, com o tempo o sol vai enfraquecendo as ligações químicas que fazem a célula solar funcionar. 

Grande parte dos painéis solares que são instalados em casas, empresas ou em uma usina solar são compostos por células fotovoltaicas de silício, e como qualquer outro produto, eles começam a envelhecer quando expostos continuamente ao sol.

Porque as células fotovoltaicas perdem eficiência

O coletor solar trabalha com garantia de desempenho, e, com o passar do tempo, vai perdendo performance. Como já explicamos, as placas começam a funcionar com 100% de desempenho e depois de 25 anos elas apresentam uma média de 80% da sua performance original.

São vários aspectos que fazem com que as células fotovoltaicas não sejam as mesmas com o passar do tempo. Contudo, podemos citar pelo menos dois princípios responsáveis pela diminuição do rendimento do solar fotovoltaico. 

Primeiro, o Princípio da Degradação Induzida pela Luz (Light Induced Degradation – LID) que atribui a perda de eficiência das células à oxidação do Boron de Wafers de silício cristalino tipo “p”, causado a partir de um mecanismo de recombinação induzida. 

O segundo é o Princípio da Degradação Induzida Potencial (Potential Induced Degradation – PID). Este, descreve uma queda na produção de energia da célula fotovoltaica induzida por fuga de tensão causando a migração de íons de sódio de outros elementos do painel como vidro ou a própria estrutura metálica para a superfície da célula fotovoltaica.

Quanto de eficiência um painel solar perde por ano

O que sabemos é que existem diferentes possibilidades de ocorrer a perda de eficiência de um módulo solar, no entanto, o cálculo exato de perda não é algo simples de identificar.  

Embora seja considerado um cálculo complexo, estima-se que eles tendem a perder até 3% no primeiro ano e depois em média 0,7% ao ano.

Lembrando que a eficiência do painel solar fotovoltaico tem a ver com a porcentagem (%) de energia do sol que atinge a superfície da placa solar e é transformada em energia elétrica para o consumo. Ou seja, quantos Watts/hora por m2 o painel solar gera de energia.

Nesse caso, quanto maior a eficiência do painel fotovoltaico, mais Watts por metro quadrado o seu sistema fotovoltaico vai gerar e menor será o painel solar fotovoltaico para a mesma produção de energia.

Conclusão

A durabilidade do painel solar é um dos pontos fortes dessa tecnologia e, inclusive, uma das características que comprovam que a energia solar é excelente para quem quer reduzir sua conta de energia e usar uma fonte de energia limpa e sustentável.

Por que não investir no sistema de energia solar, para reduzir os seus custos com a sua conta de luz?

Se você quer instalar energia solar fotovoltaica na sua empresa ou residência, e ainda se cerca de dúvidas, a HB Soluções Energéticas tem as principais informações que você precisa saber. 

Acesse o nosso site e saiba mais sobre como preparar seu imóvel para receber energia solar, os benefícios da energia solar para o meio ambiente, funcionamento da energia compartilhada, entre outras informações importantes. Ou então, clique aqui e fale conosco.

Leia também
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *