Se você se pergunta quanto é possível economizar com energia solar, veio ao lugar certo.
O Brasil possui grande potencial para o uso de energia solar. Afinal, este é um país com grande incidência de raios solares, o que favorece a produção desse tipo de energia.
Além disso, o investimento em energia fotovoltaica tem um baixo impacto ambiental. Assim, no futuro, a energia renovável pode se tornar a principal fonte de energia em todo o mundo.
Portanto, a energia solar vem cada vez mais se tornando uma opção para quem deseja diminuir a conta de luz e ajudar a preservar o meio ambiente. Pois, acima de todos os seus muitos benefícios, ela é uma fonte de energia econômica e sustentável.
E se você ficou curioso para descobrir até que ponto pode chegar essa economia, continue lendo este artigo.
Aqui falaremos sobre como funciona o sistema de energia solar, as principais razões para se investir neste tipo de energia e, o principal, quanto você pode economizar ao optar por esse tipo de energia limpa.
Como funciona a Energia Solar
Antes de falarmos sobre economia, vamos primeiro entender um pouco mais como funcionam os painéis solares.
Painel Solar: O Painel Solar (ou painel fotovoltaico) reage com a luz do sol, para dessa forma produzir energia elétrica para sua casa ou empresa.
Assim, as placas solares instaladas nos telhados, conectam-se entre si e geram a energia que será encaminhada para o Inversor Solar.
Inversor Solar: Resumindo, o Inversor Solar converte a energia do sol dos painéis fotovoltaicos, gerada em corrente contínua (CC), em energia elétrica de corrente alternada (CA).
Assim, essa energia será usada em toda a sua casa ou estabelecimento de forma eficiente.
Dessa forma, por exemplo, você pode utilizá-la nos seus equipamentos elétricos como:
- televisores
- chuveiros
- computadores
- lâmpadas
- sistema de segurança, etc.
Energia para a residência ou comércio: A próxima etapa acontece com a energia que sai do Inversor Solar e vai para o “quadro de luz”.
Ela será, então, distribuída para toda a empresa. Desse modo, reduzirá a quantidade de energia comprada junto à distribuidora.
Portanto, um sistema bem planejado reduzirá a sua conta de luz para o mínimo.
Créditos de energia: Finalmente, toda a energia produzida pelo seu sistema fotovoltaico que não é consumida entrará automaticamente na rede elétrica da concessionária por meio do relógio de luz bidirecional.
Assim, essa energia fica como crédito para o cliente pelo prazo de 60 meses.
Portanto, com um projeto bem elaborado você não terá perdas, nem aumento excessivo na sua conta de luz.
Porque Investir em Energia Solar
A energia solar possui diferentes benefícios e vantagens, como, por exemplo:
- vida útil longa
- maior economia
- valorização do estabelecimento
- Entre outras.
Veja agora algumas das principais razões para se investir em energia solar e porque essa fonte de energia está em constante crescimento em todo o mundo.
Recurso renovável
Quando falamos que a energia solar é considerada uma fonte renovável de energia, isso significa que a sua matéria prima (a luz do sol) é uma fonte de energia constante e consistente.
Assim, dos recursos renováveis que existem hoje, como energia eólica, energia hídrica e energia solar, a solar é a mais consistente e segura.
O petróleo, por exemplo, que é usado como fonte de energia e combustível no mundo todo, não é um recurso renovável.
Portanto, isso significa que esta fonte energética acabará para sempre e, com isso, as pessoas que dependem dele ficarão sem energia.
Não polui
Provavelmente, esta é a vantagem mais importante da energia solar.
Portanto, mesmo que para se construir um painel fotovoltaico seja preciso o gasto de muita energia, durante sua vida útil o painel gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.
Pouca manutenção
Todo o sistema de painéis solares é bem econômico quando o assunto é a manutenção.
Para isso, o sistema fotovoltaico não possui peças móveis, dessa forma, quase não existe desgaste mecânico.
Além disso, os painéis fotovoltaicos duram mais de 25 anos apenas com uma simples limpeza anual no equipamento.
É o sistema de autogeração mais barato
Conforme a tecnologia solar chegou e se instalou no Brasil, os preços dos painéis solares tornaram-se mais acessíveis.
Assim, atualmente, você consegue ter acesso a um sistema solar completo pelo preço de um carro popular, aproximadamente.
Além disso, os descontos gerados pelo sistema na sua conta de luz durante toda sua vida útil, superará em muito o valor investido. Visto que sua vida útil é bastante longa.
Resistente às intempéries
Em parte, sua grande vida útil se deve a resistência dos painéis aos danos causados pela ação na natureza, como:
- chuvas
- ventos
- até mesmo granizo.
Longa vida útil
Embora os preços dos painéis solares pareçam elevados, ao longo dos anos você irá economizar muito mais que o valor investido inicialmente.
Afinal, a luz do sol é grátis!
Assim, a expectativa de payback dos custos do seu sistema de energia solar é de, aproximadamente, 7 anos. O que equivale a menos de 1/4 da sua vida útil, que pode chegar de 25 a 30 anos.
A fonte de energia mais barata do mundo
Não tem como negar, a energia mais barata que existe hoje no mundo é a energia solar.
Afinal, ela é uma fonte de energia gratuita. Além de ser limpa, inesgotável, sustentável e renovável.
Assim, segundo uma pesquisa da Bloomberg New Energy Finance, a energia solar já superou em muito a energia eólica. Tornando-se a fonte de energia renovável mais barata do mundo.
Portanto, estima-se que até o ano de 2050 ela será a fonte de energia mais usada em todos os países. Contando ainda, como a forma mais barata de se produzir energia.
Valorização do imóvel
Com a implantação de um sistema fotovoltaico, o valor do imóvel pode crescer entre 4% e 6%.
Já no caso de imóveis sustentáveis certificados, o aumento pode chegar até 30%.
Equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados
Os painéis solares são fabricados com equipamentos recicláveis, como:
- placa de vidro
- elementos condutores e metálicos
- células fotovoltaicas
Com isso, sua tecnologia permite que o material que o compõe seja reciclado posteriormente. Atingindo, assim, um total de até 97% dos componentes que podem ser recuperados.
Desse modo, vale destacar que os materiais usados possuem facilidade no reaproveitamento, já que os vidros das placas podem ser 100% reconstruídos. Além disso, o alumínio pode ser até 90% reciclado.
O silício cristalino e os polímeros também possuem em si bons níveis de recuperação.
Quanto dá para economizar com Energia Solar
Se você se pergunta quanto é possível economizar com energia solar, saiba que a energia solar gera uma economia de 50% a 95% na conta de energia.
Além disso, o valor investido na instalação das placas solares acaba por ser pago pelo total economizado com a redução dos gastos.
Fora isso, no Brasil ainda existe a vantagem da grande eminência de luz solar que será capturada pelos painéis solares. O que gera uma maior quantidade de energia para consumo.
Outro ponto positivo são os inúmeros benefícios ambientais gerados pelo uso de energia limpa. Como, por exemplo, a renovação e redução das emissões de gases de efeito estufa.
Assim, somando seus benefícios com a crise hídrica que vivemos hoje, a energia solar tem se tornado cada dia mais uma alternativa atraente.
Afinal, o custo da energia elétrica tem subido além do normal nos últimos meses, chegando ao ponto de acionar a bandeira vermelha no patamar 2 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O que explica o alto crescimento da busca por painéis solares no ano de 2021.
Para se ter uma ideia, segundo um levantamento realizado, o interesse em projetos fotovoltaicos em telhados e pequenos terrenos cresceu 117% entre janeiro e maio deste ano.
Portanto, mesmo que o valor do kit de painéis solares para instalação não seja exatamente baixo, podendo custar em média de R$15 mil a R$25 mil, o valor total do investimento é compensado pela economia na conta de luz logo nos primeiros 6 anos de uso.
Assim, após ser feita a instalação, o retorno do investimento será rápido. Em algumas regiões, por exemplo, o retorno financeiro fica entre 15% a 30% ao ano.
Levando em conta que a vida útil dos painéis solares é de 25 à 30 anos, então, após recuperar o investimento o consumidor ainda terá mais de 20 anos de lucro.
Bônus: Dicas para economizar
Economizar com energia solar na sua conta de luz é uma das formas de reduzir gastos e colaborar com a preservação do meio ambiente.
Mas também existem outras formas de economizar através do uso da energia solar.
Assim, com simples ações no seu dia a dia, também é possível ajudar o planeta e economizar até 95% na sua conta de luz.
Afinal, a energia elétrica se tornou um elemento indispensável na vida de todos. Seu uso facilitou as tarefas diárias e permitiu o surgimento de outras invenções importantes para a sociedade.
Portanto, os benefícios são incontáveis. Entretanto, os gastos se tornaram altos e suas fontes de produção convencionais estão cada dia mais escassas.
Por isso, separamos uma parte deste artigo para te dar algumas dicas úteis para economizar energia.
Invista em geradores
Hoje entendemos muito melhor quais são os reais impactos ambientais causados pelas usinas hidrelétricas. E não são poucos!
Por isso, as fontes de energias alternativas têm ganho cada vez mais força e apoio por parte dos consumidores.
E entre elas, a energia solar é a que mais se destaca. Afinal, ela possui uma fonte inesgotável: o Sol.
Assim, para economizar com energia solar, adote o uso de sistemas fotovoltaicos. Eles oferecem um excelente custo-benefício, além de serem altamente eficientes.
Use fotocélulas e sensores de presença
Sensores de presença e fotocélulas ajudam a poupar energia. Afinal, eles controlam o sistema de iluminação de acordo com a necessidade de uso.
Assim, a fotocélula ajuda a automatizar e controlar o acionamento da luz. Além de monitorar locais que precisam ficar iluminados constantemente.
Além disso, à noite, um componente interno do equipamento aciona a iluminação conectada à fotocélula. E quando amanhece, a luz se desliga automaticamente.
Quanto ao sensor de presença, ele é uma ferramenta que detecta movimentos e aciona o sistema de iluminação de lâmpadas.
Corte hábitos de desperdício
Adotar algumas mudanças de hábitos é importante para a economia de luz. Principalmente, quando não há um dispositivo automático para ajudar.
Assim, para economizar energia:
- desligue as luzes dos cômodos ao sair
- tome banhos mais rápidos, se usar chuveiros elétricos
- desligue a TV quando for dormir
- mantenha eletrônicos em stand by
Eu sei, depois de anos alimentando o costume de gastar energia sem controle, parece difícil mudar a forma como lidamos com isso.
Mas acredite, essas simples atitudes são bastante plausíveis, mesmo em um mundo repleto de excessos.
Por isso, comece aos poucos. Seja paciente consigo mesmo e, com o tempo, verá que essas pequenas atitudes trazem resultados consideráveis para a economia de energia da sua casa.
Invista em equipamentos com baixo consumo
Uma das grandes vantagens que temos hoje é poder investir em eletrônicos modernos, que consomem pouca energia.
Portanto, se você ainda usa equipamentos com tecnologia passada, cuidado.
A maior parte deles nunca passou por uma boa revisão, o que acaba levando a um maior gasto de energia.
Assim, é bom analisar e realizar a troca, sempre que for preciso.
Desse modo, além de usar aparelhos eletrônicos de forma consciente, ao comprar novos equipamentos, escolha os que possuem o selo Procel. E prefira os de categoria A.
Use lâmpadas de LED
Sabemos bem que as lâmpadas comuns são mais baratas, mas muitas vezes o barato sai mais caro. Afinal, elas gastam mais energia e têm eficiência menor.
Já as lâmpadas fluorescentes compactas duram mais e resultam em maior eficiência e economia. Porém, é preciso tomar cuidado com o descarte, pois elas têm materiais nocivos à saúde em sua composição.
Assim, como alternativa, existem as lâmpadas de LED. Elas apresentam ótimo desempenho, grande economia e maior durabilidade. E mesmo que o preço delas ainda não seja dos mais atrativos, o custo-benefício aparece na sua conta de luz.
Aproveite a eficiência energética
Eficiência energética é ser capaz de ter um rendimento maior com o mínimo de falhas possível.
Portanto, podemos de imediato pensar nas ações para economizar energia.
No entanto, o conceito de eficiência energética não se resume às restrições de uso. Ele também aborda diversos outros usos que estão presentes no nosso dia a dia.
Assim, podemos entender que o uso eficiente de energia tem um grande potencial se juntamos todas as medidas apontadas neste tópico com a energia solar.
Todas essas formas de economia atingem um patamar muito mais alto quando incluímos a energia solar no processo.
Conclusão
Como você viu neste artigo, o uso da energia solar tem crescido cada dia mais no nosso país e no mundo. Desde 2020 o mercado de energia solar tem recebido mais apoio e investimento.
Assim, investir em energia solar é, sem dúvida, a coisa certa a se fazer em 2021.
E na HB Soluções Energéticas você encontra tudo o que é necessário para dar esse importante passo em direção a liberdade da conta de energia.
Então, se você está pronto para isso, clique aqui para mais informações.
Jovenilda da Silva Santos
Muito bom .como faço pra fazer um osamento