Vantagens da Energia Solar no Nordeste - HB Soluções Energéticas

Vantagens da Energia Solar no Nordeste

Vantagens da Energia Solar no Nordeste

Se alguma vez você já se perguntou sobre como funciona a energia solar no Nordeste, veio ao lugar certo.

A região Nordeste do Brasil é conhecida por seus longos períodos de sol. Por isso, ela ocupa uma posição de destaque no país quando o assunto são os sistemas de energia solar

Não é à toa que esse é um dos tipos de sistemas de autoprodução de energia que vem se espalhando bastante por aqui.

Por isso, no artigo de hoje você conhecerá um pouco melhor sobre todo o potencial da energia solar nesta região.

Vamos começar?

Avanços da energia solar no Nordeste

A região Nordeste do Brasil é uma das que possui a maior incidência de radiação solar.

Por isso, vem ganhando inúmeros projetos com a intenção de aumentar o uso da energia solar.

Assim, quando falamos no uso de fontes de energias alternativas, a região Nordeste ocupa uma posição de destaque em relação às demais.

Isso ocorre por diversos fatores. Como, por exemplo, as temporadas de ventos fortes. 

Por isso, a região é hoje o maior polo de produção de energia eólica do país. Que atualmente ocupa o 5º lugar no ranking mundial.

No momento a região tem recebido muitos projetos voltados para a captação de outra fonte de energia renovável em abundância no Brasil: a luz solar.

Como prova do grande potencial da energia solar no Nordeste brasileiro, essa região recebe hoje uma incidência média diária de 4,5 kWh a 6 kWh (quilowatt-hora).

Assim, em relação a isso, em 2016, o Banco do Nordeste (BNB) deu um passo inicial importante para impulsionar o uso da energia solar na região. 

Para isso, lançou uma linha de financiamento exclusiva para a inserção de projetos de micro e minigeração de energia, o FNE SOL.

Ele foi destinado às empresas:

  • Agroindustriais
  • Industriais
  • Comerciais
  • Prestação de serviços

Além de produtores rurais, cooperativas e associações beneficiadas ou não com recursos do Fundo Constitucional.

Assim, foi disposto esse programa para aqueles que se encaixam nesses requisitos e desejassem produzir sua própria energia por meio das fontes: solar, eólica ou biomassa.

Além de tudo isso, todos os nove estados que fazem parte da região já são parte do convênio que isenta a isenção do ICMS sobre a geração de energia.

Dessa forma, esse incentivo somado ao potencial da região contribuiu para o aumento do número de residências e comércios que usam sistemas de energia solar no Nordeste. 

Grandes usinas de energia solar no Nordeste

Não tem nada mais lógico que investir em grandes projetos para captar fontes de energia limpa em uma região com tanta energia solar, não é mesmo?

Pois é isso o que ocorre no Nordeste, que possui uma das maiores capacidades instalada de usinas de energia solar no Brasil.

Somados os projetos na região produzem certa de 1,2 gigawatts (GW) de potência acumulada. 

Em outras palavras, é responsável por mais da metade do total de projetos de geração solar centralizada instalados por todo o país.

Desse modo, entre todos os estados da região, a Bahia, o Ceará e o Piauí são os que possuem maior destaque na geração de energia solar no Nordeste.

Assim, segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o alto índice de irradiação solar dessa região a torna muito atrativa para novos projetos solares de pequeno, médio e grande portes.

Um exemplo disso, é a Usina Solar Nova Olinda, instalada na cidade de Ribeira do Piauí-PI. Com 930 mil placas fotovoltaicas e uma potência de 210 Megawatts (MW), ela é a maior do tipo em operação no Nordeste hoje.

Fábricas que investem na região

Com a intenção de atender a esse mercado de grandes projetos solares, diversas fábricas de equipamentos fotovoltaicos começam a se estabelecer na região.

O que facilita o acesso à energia solar no Nordeste.

Um exemplo disso, é o parque industrial da Pure Energy, empresa responsável por produzir o primeiro painel de energia solar no Nordeste brasileiro em 2017.

Localizada no polo industrial de Marechal Deodoro, ela iniciou suas operações entrando em um mercado, até então, dominado pelos chineses.

Esse parque industrial é capaz de produzir até 30 placas por hora. Sendo cada uma com potência de geração de 265 W a 315 W (Watts).

Suas placas podem ser usadas em pequenas instalações residenciais ou, até mesmo, em grandes projetos industriais.

Assim, o processo de fabricação dos módulos dura poucos minutos. Se inicia com a montagem das células solares, seu componente principal e responsável por fazer a conversão da luz do sol em energia elétrica.

Após o final dessa etapa, as células são postas na base da placa. De onde seguem para o processo de solda, montagem, teste e finalização. 

Dessa forma, em poucos minutos, um painel solar está pronto para ser comercializado.

Vantagens de usar energia

Essa região já é um importante polo para a produção de energia renovável, como você pôde ver até aqui.

Assim, além dos incentivos para a geração de energia eólica, o Nordeste recebe vários projetos com o objetivo de aumentar mais o implante dos sistemas de energia gerados por meio do calor e da luz do sol. 

Para que dessa forma, seja aproveitado o grande potencial nordestino para a energia solar.

Até então já são 16 grandes empreendimentos de energia solar no Nordeste brasileiro. E se estima que o seu potencial de crescimento seja de até 36 vezes maior nos próximos anos. 

Por isso, se você pensa em investir em energia solar no Nordeste, você está no caminho certo.

E para te dar ainda mais segurança na sua escolha, a seguir você encontra seis vantagens de usar a energia solar no Nordeste.

Altos níveis de radiação solar

O Nordeste apresenta um dos maiores índices de radiação de luz solar do país.

Isso faz dele um local de grande potencial para a produção e uso de energia limpa, produzida por meio dos raios solares.

Assim, em toda essa região, o seu potencial é favorável para o uso da energia solar. Não apenas por conta dos altos índices de radiação solar nas cidades, mas também pelo crescente interesse da população por esse tipo de sistema.

O ranking das cidades que mais investem em energia solar no Nordeste são:

  • Teresina
  • São Luís
  • Recife
  • Natal
  • Belém
  • Salvador
  • João Pessoa
  • Fortaleza
  • Aracaju
  • Maceió

Linhas de financiamento

Já falamos a respeito da linha de financiamento do Banco do Nordeste (BNB), que contribuiu com o uso de energia solar na região a partir de 2016.

No entanto, vale ainda ressaltar que também existem outros incentivos como isenção de certas taxas para o uso da energia solar na região.

Geração de energia isenta do ICMS

Todos os nove estados da região Nordeste brasileira estão incluídos no convênio de isenção de ICMS para energia solar. 

Esse fato contribui para que as residências e prédios comerciais optem por esse tipo de sistema de geração de energia limpa.

Além disso, gera também um aumento no número de adesões e traz ganhos positivos tanto para a economia quanto para a sustentabilidade do planeta.

Pois se trata de um sistema que usa energia limpa e renovável em sua produção. E que, dessa forma, é reabastecido de forma natural por meio de uma fonte praticamente inesgotável, que é a luz solar.

Existe ainda o sistema de compensação de energia elétrica, criado pela ANEEL

Por meio dele, a energia gerada e não utilizada é reaproveitada pela distribuidora elétrica da sua região.

Em troca, você que gerou a energia ganha créditos energéticos, que são usados no abatimento da energia consumida nos meses em que a quantidade de energia produzida pelas placas solares não é suficiente.

Abertura de investimentos de grandes usinas

Devido a sua vantagem climática, diversas empresas multinacionais estão investindo na região para a construção de grandes usinas.

Um exemplo disso é o investimento realizado por uma multinacional da Itália que iniciou o projeto de três usinas na Bahia e uma no Piauí. 

Esse fato mostra como a geração de energia solar vem crescendo no país. Seja para as empresas de grande, médio ou pequeno porte, ou mesmo para o uso individual nas residências.

O fato é que converter luz solar em energia elétrica é um tema de interesse nacional. No entanto, as condições climáticas da região Nordeste dão certa vantagem e diferencial para esse tipo de projeto.

Produção da energia solar

Desde 2018 a energia solar no Nordeste tem alcançado números impressionantes.

Para se ter uma ideia, devido a região possuir boa parte das usinas eólicas e solares do país, ela é a responsável por exportar energia para o Centro-Oeste e o Sudeste do país.

Assim, se estima que até o ano de 2026, as fontes de energia renováveis da região alcançarão uma expansão de 41 GW. Destes, 19 GW terão origem na energia solar e eólica.

Contribuição do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou modificações no Programa Fundo Clima, que permite que pessoas físicas tenham acesso aos financiamentos para instalar sistemas de aquecimento solar e de cogeração. 

Envolvendo, assim, o uso de placas fotovoltaicas, geradores a biogás, aerogeradores, entre outros equipamentos.

Desafios da energia solar no Nordeste

O cenário para o desenvolvimento da energia solar no Nordeste e em todo o Brasil é muito favorável. Afinal, o potencial solar na região é muito elevado.

Ainda assim, ele se encontra cerca de 15 anos atrasado quando comparado a outros países.

Isso ocorre devido a alguns problemas que envolvem, por exemplo, o atraso em ofertar estímulos realmente necessários para a produção de energia solar.

Apenas em 2014, houve o primeiro leilão que considerou iniciativas na área de geração solar.

Em 2002, por exemplo, o primeiro programa de energias renováveis do Governo Federal não chegou a considerar a energia fotovoltaica. Incluindo apenas a eólica, a biomassa e pequenas centrais hidrelétricas.

Desse modo, apenas em 2022 ocorreu de fato um grande incentivo vindo do Governo Federal, como a implantação do Marco Legal da Geração Distribuída.

Outro ponto que vale considerar é que alguns dos principais componentes dos sistemas fotovoltaicos, como as células de silício dos painéis, muitas vezes ainda são importados da China.

O que é curioso, já que o silício bruto é comprado do Brasil, que é o país com a maior reserva dessa matéria no planeta.

Como escolher a empresa certa para o seu sistema?

Com todas as informações que você encontrou aqui, só está faltando escolher a empresa certa para o seu sistema de energia solar, não é mesmo?

Para te ajudar a fazer a melhor escolha, a seguir você encontra dicas importantes para levar em consideração ao procurar uma empresa de energia solar: 

Site da empresa

Uma das maneiras mais fáceis de encontrar uma empresa que fornece sistemas de energia solar é através do site da empresa.

No site da empresa é um excelente lugar para fazer uma análise inicial.

Para isso, verifique se ela já atua na área de sua região, qual o escopo de trabalho e se o site fornece os dados básicos sobre seus serviços e equipe de trabalho.

Profissionais qualificados

Verifique se os projetos da empresa são feitos por engenheiros certificados, que conhecem de fato como funcionam os sistemas solares fotovoltaicos.

Afinal, embora pareçam simples, esses projetos exigem cálculos detalhados que, caso não sejam feitos da forma certa, podem comprometer todo o seu sistema. 

Ou, ainda pior, o próprio imóvel ou local de instalação.

Portanto, os responsáveis por assinar o projeto devem ter segurança em relação às premissas utilizadas no: 

  • dimensionamento
  • configuração
  • escolha dos componentes.

Acompanhamento e assistência técnica

Vale lembrar que a atuação da empresa não deve terminar com o fim da instalação.

Assim, após o término da obra e da troca do medidor de energia, a empresa deve oferecer ao cliente suporte em casos de mau funcionamento do sistema.

Além disso, caso o seu sistema esteja conectado à internet, a empresa também precisa fornecer as autorizações para acompanhar sua geração de energia limpa em tempo real.

Aqui na HB Soluções Energéticas, você encontra tudo isso e mais.

Por isso, se deseja dar esse importante passo para se livrar de vez da conta de energia, clique aqui e fale conosco.

Leia também
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *